Publicar uma receita de fritada de siri é muita responsabilidade, e explico. Sou fã da fritada de siri do Bar do Bahia, na minha opinião a melhor de todas, uma tradição de mais de 30 anos. No tempero do alagoano, apenas a carne do crustáceo cozida com um pouco de manteiga, tomate, cebola e pimentão. E o melhor: raramente se acha a casquinha na sua carne. Mas a gente tenta fazer seguindo as tradições, afinal, siri é tão bom, que basta um limãozinho para ser feliz.
Algumas dicas: é preciso tirar as casquinhas do siri (sempre tem) e não lavar, mas se for lavar, siga a dica de Simone Fagundes, do Restaurante Cadoz, na cidade de Coqueiro Seco (melhor siri na manteiga de garrafa), basta colocar s carne no escorredor de arroz na água corrente.
Simone, que literalmente nasceu cantado siri na beira da lagoa, contou essas curiosidades: O siri é cozido em latas, e depois é catado. Uma lata do crustáceo macho gordo pode render até dois saquinhos (2kg), já a fêmea, rende menos. Cada catadora de siri leva em média 2 horas para despinicar o bichinho.
Para fazer o siri é importante preparar uma base com tomate, cebola, pimentão, coentro e cebolinha na manteiga, azeite e pouquíssimo leite de coco para receber o crustáceo. Para acompanhar, um arroz de coco é minha paixão. Vamos à receita, mas anote o endereço do Bar do Bahia em Marechal Deodoro e do Restaurante Cadoz em Coqueiro Seco :
Bar do Bahia: Rod. Edval Lemos, s/n, povoado Pedras, Marechal Deodoro-AL Diariamente, das 9h às 18h/ (82) 99922-6319
( Bar do Renaldo, conhecido como Cadoz): Povoado Cadoz: Coqueiro Seco, Alagoas, litoral Sul/Funciona de terça-feira a domingo e feriados, das 11h até as 16h/ Telefone: 82 98133-8766
Ingredientes
3 xícaras de siri
1 tomate
1 cebola
½ pimentão
Coentro e cebolinha a gosto
1 colher de sopa manteiga do sertão
1 colher de sopa azeite extra virgem
3 colheres de sopa de leite de coco
1/2 limão
3 batatas inglesas pequenas
5 ovos a 6 ovos (depende do tamanho)
sal
Modo de preparo
Retire as casquinhas da carne do siri e reserve.
Corte batatinhas em quadrados e cozinhe na água e sal. Cozida, escorra a água e reserve.
Corte tomate, cebola, pimentão, cebolinha e coentro. Leve ao fogo baixo e refogue os legumes no azeite, manteiga e leite de coco, deixe cozinhar e acrescente o siri e a batata até secar. Esprema o meio limão no siri refogado. Reserve
Separe as claras da gema.
Bata as claras em neve, misture as gemas
Coloque o siri no pirex, leve ao fogo baixo, misture duas colheres das claras em neve.
Cubra o pirex com as claras em neve, decore com um raminho de coentro.
Deixe dourar no forno a 180 graus. Sirva com arroz de coco.
Visits: 25
Comentários desse post