Akuaba é a cozinha afro. O dendê bem dosado da Vera, a criatividade do Jonatas, o sorriso da Aina, e de tanta gente bacana, que há 27 anos tempera Maceió com muito axé. Com a benção de Osvaldo, São Cosme e Damião, muitos vivas ao restaurante. O Akuaba trouxe o aroma de dendê para Maceió em suas famosas moquecas nas panelas de barro, abarrotadas por camarões, peixes e polvo embebidos ao leite de coco com o azeite dendê. A tradição baiana chega à mesa borbulhando o tempero de felicidade.
A história começou no quintal de Vera e Osvaldo Moreira, ainda em Garça Torta. O baiano visionário viu que o tempero da sua amada cativava os amigos e assim nasceu o Akuaba naquele bairro, que depois migrou para Jatiúca. Em 2021, a partida do Osvaldo deixou todo mundo triste, mas seu legado saboroso permanece nos nossos corações e nas boas lembranças do baiano alagoano. Akuaba é a nossa embaixada afro e baiana no coração de Maceió. Veja alguns pratos que nestes 27 anos fazem a alegria gastronômica no bairro da Jatiúca.
As moquecas da chef Vera Moreira seguem um ritual. Primeiro, coloca na panela de barro o tomate, a cebola, a pimenta, o coentro, o leite de coco, e deixa cozinhar. Em seguida, adiciona os camarões, ovos inteiros e, para finalizar, fios de azeite dendê. Tudo dentro da panela de barro, que mantêm o calor e o sabor mais apurado.
O acarajé faz as honras da casa, escoltado pelo vatapá, caruru, camarão seco e pimenta bem aromática. É o queridinho dos fãs do Akuaba.
As caipiroscas têm sempre combinações de frutas, como caju com limão ou morango com jambu. As frutas da época dão o tom da bebida mais amada da casa.
O siri é item sagrado na cozinha do Akuaba, seja na receita da chef Vera com queijo coalho. Ou num prato de siri mole. Já provou? Quando o molusco está no tempo de mudar a casca chega na cozinha do Akuaba para ser preparado na manteiga e cebolas. É perfeito. A casquinha fina absorve o tempero e come-se de brincadeira.
O polvo também tem assento na versão clássica de arroz de polvo da chef Vera ou na contemporaneidade do chef Jonatas, com o molusco laqueado emulsão de mostarda com pontinhos de páprica picante, mel e azeite.
E os bolinhos de estudante (goma de tapioca) polvilhados no açúcar e canela com cafezinho também ganharam espaço e há 25 anos são um doce afeto do Akuaba para com a gente.
Rota do Akuaba
Preço: Acarajé (com vatapá e caruru) – R$ 17,00/ Moqueca de camarão – R$ 89,00/ Aceita-se cartão
Funciona de terça a domingo a partir das 12h
R. Ferroviário Manoel Gonçalves Filho, 6 – Jatiúca/ Telefone: (82) 3355 8005 | 3325 6199 | 99921 3502
Visits: 1
1 comentário
Há Lagoas
3 anos Atrás
Tudo de bom! A moqueca então, sem comentários!