Com o aumento do preço dos alimentos, restou muito pouco para a mesa dos brasileiros. Nem os ossos! Mas a cebola ainda é praticável, e a danada pode se passar pelo sabor (fake de) camarão, pelo menos com a receita do teatrólogo Homero Cavalcante, o famoso Homerinho. A história do prato, publicada em abril de 2021, foi bi campeã atingindo mais de 60 mil acessos entre abril e maio deste ano. Então, nas minhas férias, vamos falar da cebola que é vedete do blog. Ela é ideal para quem tem alergia aos crustáceos, vegetarianos, os seguem dieta lowcarb, e, se tirar o ovo, sai bem como cebola refogada para os veganos.
Certa vez encontrei o teatrólogo Homero Cavalcante, o famoso Homerinho, que me disse que tinha uma receita “bruta”, termo que usou para dizer da simplicidade dos ingredientes ao modo de fazer. “É uma fritada de cebola com sabor de camarão”, disse o alagoano, que é alérgico ao crustáceo. A receita de sua vó Sinha Nina, trazia o sabor do proibido com muito prazer. Era como subir ao palco do Teatro Deodoro. Segui direitinho todas dicas que mandou pelo celular. Apenas dois ingredientes são mais caros, o azeite e qmanteiga, ambas usadas em pequenas quantidades. Além da cebola, a estrela, tem coentro, tomate, pimentão, ovos, sal e pimenta do reino.
Antes da receita, um pouco sobre Homerinho. Ele traz consigo a história do teatro alagoano. Ao lado a atriz Linda Mascarenhas (falecida) e do ator Ronaldo de Andrade, o ator, diretor e dramaturgo, foi um dos fundadores da ATA – Associação Teatral das Alagoas. O grande ator também guarda receitas afetivas, como a fritada de cebola, algo simples, mas que surpreendeu pelo sabor de camarão sem o crustáceo aparecer em cena; ou melhor, nas panelas.
Ingredientes
3 cebolas (branca) grandes
1 xícara de tomate picado
1 xícara de pimentão (verde ou vermelho, ou os dois) picado
1 xícara de coentro
1 xícara de cebolinha
3 ovos
1 colher de azeite
1 colher de manteiga
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
Corte as cebolas em rodelas grossas. Cozinhe-as na água com sal até ficarem transparentes e reserve.
Numa panela, coloque o azeite e a manteiga. Depois adicione o tomate, pimentão, coentro, cebola, sal e pimenta. Deixe cozinhar até secar. Adicione as cebolas e misture bem. Coloque numa travessa.
Separe as claras e guarde as gemas.
Bate as claras em neve (faço na batedeira) e adicione as gemas.
Leve a travessa ao fogo baixo e misture uma colher da clara em neve nos legumes.
Cubra os legumes com as claras em neve e decore com coentro.
Leve ao forno baixo pré-aquecido em 180 graus. Quando a fritada estiver dourada, já está pronta para ser saboreada com arroz branco ou pão.
Visits: 1
Comentários desse post