Quem sobreviveu na pandemia tem mesmo o que celebrar, porque não foi fácil enfrentar a covid-19. Além das perdas de muita gente querida, para os restaurantes restou apenas o delivery e pegue e leve. Neste cenário de crise, nasceu o Repeteco, Cozinha Simples, no bairro do Graciliano Ramos, parte alta da cidade, cheio de ousadia e sabor, e que se valeu da tradição nordestina para conquistar bocas e corações. Lugar gracioso, onde das panelas saem uma das melhores rabadas com pirão que já comi. Gordura na medida certa, tempero tradicional do cominho e coentro, ou seja, para a gente se sentir em casa. Agora o cardápio aumentou e tem bolinho de dobradinha, galinha com fava, e arroz Maria Isabel, mais um motivo para pedir bis. Vamos no “Repeteco” da história de quem faz a boa comida nordestina.
Uma rabada sem excesso de gordura e acompanhada de pirão, é para comer rezando, é coisa da cozinha nordestina, e quem faz bem esse prato é a Cicera Mendes. Ela também é conhecida como Ciu, e é a mais nova revelação da culinária alagoana, comandando com maestria as panelas do Repeteco.
Quando olhei o cardápio, pensei com meus botões: aqui só tem comida “pesada”, a exemplo de rabada com pirão, feijoada, baião de dois… Valei-me meu Deus, mas não pesou nada , porque a Ciu tem a mão leve para o tempero. Provei os três pratos e realmente a alagoana de Novo Lino, é uma chef nata. Fazer rabada com sabor e com pouca gordura, é mesmo coisa de mestra.
Fui ao Repeteco, numa sexta, e éramos em três, começamos com o bolinho de feijoada escoltado pela geleia de pimenta, e que maravilha! Com uma capinha crocante e bem macio por dentro, um bom começo.
Como a Ciu passou um tempo no Ceará , o baião de dois tem assento cativo no seu restaurante. Ela segue a tradição, feijão, arroz, queijo coalho, charque e vem todo charmoso com o coalho gratinado e uma saladinha, perfeito.
Trajetória – Repeteco, Cozinha Honesta, é um sonho de Nickolas Bastos Machado e Pedro Henrique Almeida. A dupla se juntou à Ciu para fazerem a cozinha autêntica e arretada do Nordeste. O trio sempre quis ter seu próprio negócio, e como Ciu já morava no Graciliano Ramos, resolveram transformar o jardim da casa da alagoana num restaurante simples, agradável e com a cara do Nordeste.
A Ciu já foi babá, comandou a cozinha da casa do Nickolas, e por um bom tempo trabalhou em restaurantes no Ceará, começou como ajudante, e logo virou chef. Agora ao lado do Nickolas e Pedro, inicia uma nova temporada de comida boa, com os pés no chão e o tempero no coração.
Repeteco, Cozinha Simples não tem ainda um mês de vida, e por enquanto funciona para o almoço de sexta a domingo, mas em breve, quando a noite cair com céu estrelado, o café regional vai dar o ar da graça no Graciliano Ramos.
Repeteco, Cozinha Simples
Preços de R$ 6,00 até R$ 80,00 (4 pessoas)/ Aceita-se cartões
Funciona de sexta a domingo, e feriados 11h30 as 15h00
Rua Maria de Lourdes Santos, 65, Graciliano Ramos/ Telefone: 82 99949-6208
Visits: 2
1 comentário
Lais
3 anos Atrás
Uma delícia de lugar, de atendimento e de comida principalmente!!!!