Quando “Ficar em Casa” foram as palavras chave no início da pandemia, muita gente buscou a cozinha para despertar a porção chef e esquecer um pouco a covid-19, as perdas e incertezas, mas também para dar mais sabor a dias tão difíceis. Nesse período publiquei várias, a da vovó Palmirinha (www.vovopalmirinha.com.br), que garimpei na internet. Fiz duas mudanças: ao invés da farinha de trigo, entra em cena a de aveia (sem glúten), e no lugar do presunto com queijo apostei na sardinha com molho de tomate (lata). Detalhe: na receita você pode substituir o leite de vaca pelo de coco. Fica bom também. E pode usar camarão também, pois a massa é super prática. Na época, a amiga, seguidora e vizinha de bairro, Kerol Oliveira (@_kerololiveira) sempre era contemplada com essa torta, claro, em breve farei outra para relembrar que amizade e a solidariedade na pandemia é o passaporte da felicidade. Então compartilho a torta de sardinha para uma semana saborosa.
Acredito que toda família tem sempre alguém com restrições alimentares ao açúcar. Segundo a médica Silviane Vianna (@silvianevianna – clinica médica-nutrologia) a farinha de aveia, quando comparada com a de trigo, é mais saudável para os diabéticos por tem mais fibra e proteína, isso diminui absorção da glicose. “É muita vantagem fazer esta substituição”, alerta a especialista. Eu gostei do resultado. Vamos testar?
Torta salgada de aveia
Ingredientes
2 xícaras (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de azeite
2 ovos
3 xícaras (chá) de aveia sem glúten ou aveia normal
50g de queijo parmesão ralado
2 colheres (chá) de sal
2 colheres (chá) de fermento em pó
Manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar
Recheio:
2 lata de sardinha com molho de tomate (pequena)
1 cebola
½ pimentão vermelho
1/2 pimentão verde
1/2 xícara (chá) de ervilha fresca
1 cebola em cubos
1 tomate em cubos
Coentro a gosto
Sal a gosto
Azeite para regar
3 gotinhas de Pimenta tabasco (opcional)
Modo de preparo do recheio
Doure a cebola, adicione os pimentões, cebola, tomate e coentro até amolecer em fogo baixo. Por fim, adicione a sardinha machucada com o garfo e reserve.
Modo de preparo da massa
No liquidificador, bata o leite, o azeite, o ovo, a aveia, o parmesão e o sal até ficar homogêneo. Adicione o fermento e misture com uma colher. Transfira para uma fôrma de 30cm de diâmetro untada e enfarinhada. coloque metade massa o recheio, e em seguida o restante da massa decore com coentro e rodelas de tomates. Leve ao fogo a 180 graus por 20 ou 30 minutos, depende do forno. Depois de assada, desenforme e sirva.
Visits: 4
Comentários desse post