O torresmo de carne suína é coisa boa de mineiro, mas o de tilápia é nosso, alagoaníssimo, principalmente preparado na cozinha do restaurante Ki-Xote (@kixoterestaurante), na cidade de Olho D’ Água das Flores, onde o couro vem com pedacinhos de peixe e basta um pouco de limão para a glória do paladar. A iguaria faz tanto sucesso que foi a notícia mais lida no meu blog em dezembro de 2021, com 27.425 acessos. Em segundo lugar, a receita do bolinho de Maisena (sem glúten), das Irmãs Rocha, com 23.461, e em terceiro o pastel do Big Pastellito (@bigpastellito) do bairro do Poço, com 3.991. Vamos recordar o sucesso de dezembro de 2021.
Torresmo de tilápia
Toda vez que viajo rumo ao Sertão, destino Pão de Açúcar, Piranhas, Água Branca e Delmiro Gouveia, já venho pensando no torresmo de tilapia e no carneiro no bafo do restaurante Ki-Xote (@kixoterestaurante) da cidade de Olho D’ das Flores, comandado pela Cida. É bom, não, se amostra de gostosura. E já soube pelo André Dantas, homem cult da Ilha do Ferro (povoado de Pão de Açúcar), que em parceria com a Cida, eles vão ousar na Ilha do Ferro com o espaço cultural, gastronômico e brechó, batizado de Salão. Uma proposta diferente em janeiro. Mas enquanto esperamos 2022 chegar abarrotado de saúde para curtir o futuro Salão, vamos de kixote, hoje e sempre.
Muita gente ficou curiosa para saber como se faz um bom torresmo de tilápia, mas Maria Aparecida, carinhosamente Cida do Kit- Xote, explicou. O restaurante compra a tilápia inteira, faz a própria filetagem, e vai retirando a pele em especial do rabo e da barriga com carne, e assim faz toda diferença. O torresmo não é apenas o couro, é também carne, temperado apenas com sal, depois empanado na farinha de trigo e ovo, por fim óleo quente. Quando chega à mesa, basta pingos de limão para felicidade.
Ki-Xote: / Rod. AL 220 Olho D’Água das Flores/ Funciona todos os dias das 11h às 17h/ Telefone(82) 9 9974-0349
Receita de bolo de Maisena
Busquei na saudade do restaurante das Irmãs Rocha para escrever este post. Como era maravilhoso o seu café regional. Mesa farta com cuscuz, sopas, sanduíches de forno, bolos, tapioca molhada, macaxeira, filhoses, chá de ervas frescas, café, leite, beiju… E a mesa de doces alagoanos, com o doce e pudim de mangaba, que ninguém nunca mais saboreou. Com o fechamento do restaurante ficou uma lacuna na história da gastronomia alagoana.
Bolinhos de maisena
300 g de açúcar
300 g de manteiga
6 ovos
400 g de maisena
Açúcar para polvilhar
Preparo
Misture o açúcar com a manteiga e bata bem. Junte as gemas e bata mais um pouco até obter uma mistura homogênea. Em seguida, mexa delicadamente, e vá acrescentando com cuidado a maisena peneirada e as claras em neve. Coloque em forminhas untadas. Leve para assar no forno pré-aquecido. Desenforme e polvilhe com açúcar.
BIG Pastellito
O pastel campeão de vendas é o Big Pastellito (@bigpastellito) de 22 cm, com direito a três recheios. Pela primeira vez achei necessário o auxílio de talheres para comer a iguaria. A massa é boa, leve, e escolhi o recheio de carne, queijo e azeitona, mas tem 30 opções entre doces e salgados. Detalhe: tem o pastel de 16cm para quem deseja fazer uma dietinha. Funciona de segunda a sábado/ Almoço às 12h e os pasteis a partir das 16h até 23h/ Rua Professor Santos Ferraz 487, Poço (Referência depois do Residencial Maravilha)/Telefone:(82) 3327-7669
Visits: 15
Comentários desse post