No tabuleiro da baiana, chef Vera Moreira (@verasmoreira) do restaurante Akuaba (@akuababr) tem acarajé, abará, moquecas de frutos do mar, camarões, peixes, arroz de polvo, bolinhos de estudante, pudim de tapioca e tantas delícias preparadas com esmero pela equipe da chef do restaurante que escolheu Maceió para viver e empreender enfeitiçando os alagoanos e visitantes com o aroma de dendê.
Vera Moreira, mulher de sorriso largo, começou sem pretensão, apenas cozinhando na sua casa em Garça Torta para os amigos. Coube ao seu saudoso marido Osvaldo, empreendedor, transformar o dom de Vera no Akuba, que no dialeto africano é “Bem Vindo”. Nas suas panelas, o siri tem assento cativo no restaurante e uma das receitas de sucesso é o “Sirimanguaba”, mistura de siri com queijo coalho que deu certo.
Quem traz o siri para a cozinha da família Moreira é uma fornecedora de longas datas, Maria Aparecida Queiroz da Silva, que tem o quintal para Lagoa Manguaba em Marechal Deodoro. Alagoana é cuidadosa no trato, para tirar os indesejados casquinhos e deixar ele bem limpo dando mais qualidade à receita de Vera Moreira, o “Sirimanguaba”, uma benção dos orixás.
Vera Moreira não estudou gastronomia, sua escola foi à cozinha tradicional africana com as mestras, sua mãe Antônia e a Tia Mariá, e só temos a agradecer a ela pelo aroma de dendê no mar de Maceió.
Sirimanguaba
Ingredientes
200g de file de siri
30g de cebola cortada em rodelas
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Suco de ½ limão
50g de queijo coalho cortado em cubos
Sal a gosto
Modo de preparo:
Aqueça em uma frigideira o azeite de oliva e refolgue o filé de siri por alguns minutos. Em seguida coloque o sal, o limão e a cebola e deixe em fogo brando por mais 5 minutos. Para finalizar acrescente o queijo coalho até doura-lo.
Visits: 3
Comentários desse post