Certa vez num café da manhã, em um hotel na cidade de Recife, acordei já sonhando com o bolo Souza Leão, tradição pernambucana. Pois bem, nesse dia não tinha, fiz um protesto e para acalmar meu coração arranjaram bolo de rolo, outro patrimônio da cidade. Saí frustrada porque não comi o bolinho, que de tão macio parece uma nuvem (embora nunca comi nuvem). Agora, “visse”, em Maceió a recifense Sara Teixeira, do Bolo da Vovó Sara (@bolodavovosara), faz a tradição por encomenda, o dela é um deboche, ou melhor, frevo de felicidade.
Sara é pernambucana de Recife, aprendeu as tradições com a sua mãe Terezinha, que já aprendeu com a avó de Sara. Enfim, o bolo Souza Leão é Patrimônio Cultural e Imaterial Pernambuco desde 2007. “O Souza Leão é bolo para tomar café, a sua receita leva massa puba (massa amarela da mandioca), leite de coco, açúcar, manteiga, erva doce, canela e “apenas” 10 gemas”, conta Sara, adiantando que o segredo é de quem faz. E ela faz perfeito.
O nome do quitute vem da família pernambucana Souza Leão, que teria sido a criadora da receita no século XIX. Essa família tem suas raízes nos municípios de Jaboatão dos Guararapes e Moreno.
Conheci Sara através da dica do Arthur Silveira (@arthuralcas), com o famoso Bolo de Noiva pernambucano, a tradição é tão boa quanto o frevo. Além dos ingredientes normais de qualquer bolo, a iguaria leva ameixa, uva passa, frutas cristalizadas, vinho do Porto e muito amor. Tão fofinho e com uma cobertura de glacê com sabor de limão, é simplesmente irresistível.
Rota: Bolo da Vovó Sara (@bolodavovosara)
Preço: Bolo Souza Leão – mini ((em torno de 700 g) – R$50,00/Bolo de Noiva – Mini: R$ 60,00 (em torno de 700 g )
Telefone: (82) 99373-7913
Visits: 21
2 comentários
Conceição
2 anos Atrás
Como integrante da família a apaixonada pelo “nosso” bolo, vou fazer questão de experimentar. Existem muitas adaptações que fazem as pessoas não gostarem dele. Aqui em Maceió nunca achei quem comercializasse uma receita fidedigna. Vamos á ela. Obrigada pela dica.
Arthur Silveira
2 anos Atrás
Nide, você é demais… mais uma ótima dica! Os bolos de dona Sara são uma delicia.