Numa breve enquete sobre qual receita com caju que mais gostaram, muitos indicaram doce, ceviche, caipirosca, caipirinha… Mas, no meu livro “Receitas das Alagoas, Cozinha de Boteco, de chef, de Rua e Tradição” tem a receita afetiva da chef Mariana Bernardes. A carne da fruta no leite de coco, com coentro, cebola, tomate, pimentão e pimenta vira fritada. Se se tirar o ovo, o prato vira um ensopadinho para os veganos lembrando o sabor do maçunim. Então, bora relembrar a receita:
A fritada de caju está no meu livro Receitas das Alagoas, cozinha de chef, de botecos, de tradição e de Rua. “Comida é para emocionar”, diz Mariana, que seguiu os passos da sua avó Hermé, alagoana de Santa Luzia do Norte. Ela preparava a carne da fruta no leite de coco com temperos verdes para dar-lhe o gosto do mar. Detalhe: eu faço a receita sem ovo, apenas o caju no coco para meu sobrinho Bruno Normande e sua amada Isis, ambos são veganos, e adoram.
Vamos a receita:
Fritada de Caju
Ingredientes:
10 cajus.
1 xícara de cebola.
1 xícara de tomate.
½ xícara de pimentão amarelo.
½ xícara de leite de coco.
1 punhado de cebolinha e coentro.
1 pimenta cheiro picada.
2 colheres de sopa de azeite.
Pimenta-do-reino e sal a gosto.
Modo de preparo :
Corte o fundo do caju. Tire a pele e esprema para tirar o excesso do caldo.
Corte o caju, cebola, pimentão e tomates em pedacinhos pequenos.
Pique a cebolinho e o coentro.
Salteie a cebola no azeite, junte tomate, pimentão e o caju. Após 5 minutos, adicione o leite de coco, sal, cebolinha, coentro, azeite e pimenta-do-reino, deixando até secar. Por último, adicione a pimenta de cheiro.
Coloque o caju temperado em cumbucas ou outra forma e unte com azeite. Aqueça o forno em 5 minutos antes, a 180º graus. Bata as claras de neve, junte a gema e coloque por cima do recheio.
Retire e decore com coentro e pimenta de cheiro.
Visits: 3
Comentários desse post