Para quem busca uma refeição mais balanceada e saborosa nos dias de quinta-feira, tem o picadinho da Manu (eu batizei assim) no Clementine (@clementinebrunch), lugar famoso por seu café da manhã e lanches saborosos. A carne do picadinho é magra e vem com o caldinho do próprio cozimento, arroz 7 grãos, farofa de banana e bacon, couve refogada com alho, e ovo frito.
No Clementine, o tempero é leve e bom. Mas se você é vegetariano ou vegano, lá, para felicidade da nação, também faz adaptações, a exemplo do bowl de atum com manga, onde o shimeji (cogumelos) entra no lugar do peixe, e fica gostosinho. “Vários de nossos pratos se transformam em veganos porque substituímos a proteína pelo cogumelo”, conta a chef Manu.
Ainda para o almoço, você pode optar pelo “bowl asiaticão” é uma receita de inspiração asiática vem com cuscuz marroquino, rosbife de filé mignon, ervilha, saladinha de repolho roxo, cenoura, amendoim, gergelim e, o surpreendente, molho de amendoim. Outra pegada bacana da chef é que os pratos da casa podem ser transformados em versões veganas.
Desde que Clementine abriu suas portas, que eu sou fã do pudim de chia ao leite de coco, com frutas vermelhas, maracujá e granola. Já do Bon Vin (@boutiquebonvin)., adoro a saborosa tábua italiana de frios. Dois empreendimentos distintos, comandados por duas mulheres, Manu e Beta no Clementine, e Beta no Bon Vin. Amigas e irmãs de coração, a dupla divide o mesmo endereço.
A torta BANOFFEE, um doce clássico, é feita em camadas de massa de biscoito, doce de leite, banana e chantilly caseiro. É a doçura que precisamos para compartilhar. Tem taça de vinho rosé e branco para brindar os encontros no novo normal e com todos cuidados para viver.
Receita da felicidade – Manu Barreiros é uma graça, simpática, sorridente, e dedicada à cozinha. Antes, tentou ser jornalista, mas os sabores e aromas da infância mudaram o seu destino para as panelas, e assim começou a escrever sua própria reportagem na cozinha. Ela foi professora de inglês em Maceió, e decidiu fazer morar uma temporada na Austrália, na cidade Melbourne, para estudar gastronomia, na Escola de Artes Culinárias e Turismo William Angliss Institute. “A cidade é cheia de estímulos alimentares, de referências asiáticas, um novo universo para mim. Todos são viciados em café e frequentam o clássico brunch aos domingos. Passei por uma linda imersão de novos sabores”, conta a alagoana.
Para Manu, a cozinha é uma paixão geral na família. “Somos descendentes de italianos, portanto, barulhentos e comilões”. A avó Thereza, a tia Léo, e o pai Francisco, são inspirações que a alagoana segue nas panelas. “Meu pai é um grande ousado na cozinha lá de casa, e foi observando-o que me interessei e aprendi. Mais velha, compreendi o valor de conhecer novos sabores. Assim lia livros de receita, pesquisava na internet e “maratonava” programas de culinária na televisão. Quando me dei conta passava muitas horas livres cozinhando e testando novas receitas”.
Rota: Clementine (@clementinebrunch)
Preços: a partir de R$ 6,00 até R$ 50,00
Funciona de Segunda: 11 às 17h/ Terça a domingo: 9h às 17h
Edf Maceió Facilities – R. Gen. João Saleiro Pitão, 1037 – loja 03 – Ponta Verde,
Telefone: (82) 98175-3651/ 981176565/ 982162810
Visits: 1
Comentários desse post