Conhece mingau pitinga? A iguaria é de origem indígena, seu principal ingrediente é a massa puba, também conhecida como farinha de puba ou carimã. Ela é resultado da fermentação natural, em água, das raízes da mandioca, onde a ação de microorganismos contribui para o amolecimento das raízes. No livro das Irmãs Rocha tem a receita, onde a massa puba recebe cebola refogada, leite de vaca e de coco. Já a minha mãe dona Nia, preparava da forma mais simples, apenas no leite de coco e água. Como minha mãe tinha pressão alta, ela gostava do mingau pitinga por conta do azedinho e dessa forma o preparo não carecia de muito sal. Para acompanhar, pescados.
Mas como hoje é dia de segunda sem carne, fiz o ensopadinho de batata inglesa com mingau pitinga, vamos à receita? Dica legal para receber amigos e parentes veganos e vegetarianos.
Para o mingau pitinga
1 xícara de massa puba
1 xícara de leite de coco
1 xícara de água
Sal a gosto
Azeite a gosto
Modo de preparo
Misture no liquidificador a massa puba, leite de coco e água. Veja o sal. Coloque numa panela, leve ao fogo baixo, mexendo sempre até ficar com a consistência de papa. Na hora de servir coloque os fios de azeite a gosto.
Observação: Se embolar adicione mais um pouco de leite, e bata no liquidificador
Para o ensopado de batata
2 kg batatas pequenas ou 10 grandes
1 tomate
1 cebola
1 pimentão vermelho
Coentro a gosto
Azeite a gosto
Modo de preparo
Lave as batatas e corte em duas.
Cozinhe as batatas em água e sal, e reserve
Numa panela doure a cebola com azeite, acrescente tomate, pimentão e coentro. Cozinhe os legumes, adicione as batatas e cubra com leite de coco. Acerte o sal e finalize com azeite.
Para quem não é vegano e nem vegetariano, pode acrescentar camarão que fica bom.
Visits: 8
2 comentários
Claudia
2 anos Atrás
Muito obrigada pela receita!
Claudia
2 anos Atrás
Muito interessante e novo!! 👏🏻👏🏻👏🏻 Mas, que delícia!! Parabéns!