A alagoana Paulette Bugarin e o chef peruano Randy Velasco, escolheram a praia do Francês da cidade de Marechal Deodoro para viver e empreender . O casal trouxe para Alagoas o Império do Ceviche (@imperiodoceviche.al), restaurante de comidas latinas que fica na Rua da Carapeba. Para celebrar as tradições do Peru, no dia 30, a partir de 17h30, eles vão preparar o “Pachamanca” prato típico da gastronomia milenar do Peru. A iguaria é feita num buraco no chão, onde se coloca a comida (guisado completo com legumes e várias carnes) cercada de pedras pré-aquecidas que ajudam a cozinhar.
Segundo Paulette, na receita “Pachamanca” entra, batata doce, milho, humitas (pamonha peruana doce) queijos frescos, carnes (filé mignon, coxa e sobrecoxa de frango, carneiro e carne suína). Cada prato leva em média 400 g de carnes com os acompanhamentos. Então, vamos embarcar neste sabor que é Patrimônio Cultural do Peru desde 2003.
O termo “pachamanca” vem das palavras quíchuas pacha, “terra” e manka, “pote”; portanto, seu significado seria “pote de terra”. No entanto, é importante mencionar que na língua aimará, o termo manca ou mankha significa “comida”, então um significado alternativo seria “comida da terra”.
Mas enquanto dia 30 não chega, minha dica é saborear outras tradições peruanas, como, o “Ceviche Mixto. Preparado com filé de peixe branco fresco, camarões, polvo e lula banhados no “leche” de tigre (molho à base de pimenta e limão), mas tem pouca acidez. Os pescados vêm escoltados por batata doce aromatizada na calda de tangerina (faz toda diferença). Destaque para os grãos de milho torradinhos, peruano “cancha” e milho verde.
O molho do macarrão é chamado de huancaína, feito à base de aji amarillo (pimenta amarela), não arde, é aromática e agrega mais sabor à receita peruana. Para fazer o molho, retira-se a semente da pimenta e a doura na cebola. Em seguida, leva-se para o liquidificador junto com leite e queijo branco, e bate, então fica pronta para ser misturada na massa. É bom não, se mostra, e não sentimos ardor, apenas o sabor cremoso e bom. Detalhe, o freguês pode escolher outra proteína, como frango, frutos do mar…
Rota: Império do Império do Ceviche – Evento – “Pachamanca”
Dia 30 de julho, início da preparação17h30/Horário que será servido o jantar :19:30
Preço: Individual R$ 119,90/ 2 pessoas – R$ 199,90
Funcionamento do restaurante – das 12h às 23h, todos os dias, apenas na quarta é preciso fazer reserva
R. Carapeba (de frente ao Moia) – Praia do Francês/Telefone: 82 99971-6917
Visits: 2
Comentários desse post