Minha terra dá nome à receita do nhoque de banana da terra com peixe no molho de bisque de camarão, farofa com semente de abóbora, feijão e picles de maxixe. Quem criou o prato foi o chef Derikson Pacheco, do Salinas de Maceió. O alagoano de Japaratinga arrematou o primeiro lugar na seletiva alagoana do Enchefs, realizado em julho, na Serra Zumbi dos Palmares, sob as bênçãos da chef Mãe Neide.
Até 11 de agosto, voê pode votar nos concorrentes ao prêmio nacional por meio do link https://pt.surveymonkey.com/r/votacaointernautaschefsestaduais2022. Na lista também estão concorrendo os chefs alagoanos Claiton Silva, do Janga; e Everaldo Inocêncio do Brisa. da Lagoa de Coqueiro Seco.
Mas o que é Enchefs? É um evento que reúne profissionais de cozinha de todos os estados brasileiros, com o objetivo de incentivar a gastronomia nacional e valorizar quem trabalha na cozinha. A cada ano o evento do Enchefs acontece em lugares diferentes, este ano será no Amapá.
Claiton, do Janga, levou para o evento o bobó de sururu com arroz de coco, crisp de beterraba e farofa dendê. Everaldo do Brisa da Lagoa de Coqueiro Seco, criou o Baião da Lagoa com camarão e sururu no molho de coco, banana da terra e bacon crocante.
A proposta do prêmio é revelar novos talentos do cozinheiro experiente, contudo ainda desconhecido. O vencedor do ENCHEFS AL será um dos três profissionais que vão representar Alagoas, Amapá, no Encontro de Chefs do Brasil – e a cerimônia de premiação do Dólmã 2022 destacará um cozinheiro por cada Estado.
A seleção dos Enchefs em Alagoas aconteceu na Serra da Barriga. A chef Luciana Albuquerque também participou da seleção com uma cestinha de cogumelos, moqueca de banana da terra e chips de macaxeira frita.
Já a chef Alana Almeida apostou numa releitura de Baião de Dois com arroz italiano arbóreo, carne de sol, feijão verde, manteiga de garrafa e limão siciliano.
Visits: 1
1 comentário
Maria Regina Coelli
2 anos Atrás
Vamos Alagoas! Ganhar esta edição do Enchefs.