O peixe Cari não é bonito, casca grossa, gosta de viver nas profundezas, mas quando as águas do Rio São Francisco baixam, os pescadores festejam a pesca, já os ribeirinhos celebram o pescado nas panelas. Agora, o chef Antônio Mendes, do restaurante Nalva, Cozinha Autoral transformou o peixe da água doce em coxinha, e sua estreia será no Festival Gastronômico de Piranhas, nos dias 26 e 27 de agosto.
O 1° Festival de Gastronomia de Piranhas será arretado, vai reunir chefs e cozinheiros para fazer bonito e gostoso na cidade que mais uma vez é cenário da novela Mar do Sertão. O evento é da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em conjunto com a prefeitura municipal, Sebrae, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL ) e Embrapa Alimentos e Territórios com o apoio do Nalva, Cozinha Autoral.
O 1º Festival Gastronômico de Piranhas acontecerá em dois locais, nos dias 26 e 27 na antiga quadra do centro histórico com barraquinhas de comida e de artesanato. No dia 27, no Nalva, o chef anfitrião Antônio Mendes vai receber os chefs convidados: Roger Lima (Hatzu), Jonatas Moreira (Akuaba e Vera Moreira), Serginho Jucá (Sur) e Timóteo Domingos para o jantar de cinco etapas com sotaque bem sertanejo.
O jantar vai celebrar um ano de vida do Nalva, com o cardápio bem irreverente. As entradas terão o chef Roger, que fará o tartare de tilápia com ovas de massago, já o Chef Serginho Jucá, apostou no pitu no bafo, com feijão verde na mata e espuma do caldinho do crustáceo.
O chef Jonatas Moreira escolheu o camurim como prato principal, o peixe será escoltado com mousseline de batata doce, e trios de frutos do mato (quiabo, maxixe e cacto). O chef da casa, Antônio Mendes, comandará o segundo prato, terrine de rabada com mil folhas de macaxeira, demi glace de rapadura e cebolas assadas.
E para finalizar o jantar com doçura e afeto, o chef Timóteo Domingos apresentará Sertão Encantado (cocada de forno com praliné de cactos, sorvete de capim santo e caramelo salgado). Gostou? Então, corre e faça sua reversa.
Agora, nos dias 26 e 27 as comidinhas saborosas serão comandadas pelos restaurantes Nalva Cozinha Autoral, Cachaçaria Altemar Dutra, Dona Gui, Canyons do Gavião, Engenho São Lourenço, Casarão, Nossa Bodega, Flor de Cactus, Sertão Vai Virar Mar, Oish Sushi e Lar Doce Lar. As cervejas artesanais da região, Lapinha Beer, Maria Bonita e Camonga vão brindar o Festival.
Os produtos do sertão como mel (Terra Jovem e Coopeapis), biscoitos a base de mel (Coopeapis), coquinho Licuri, broas, doces (Baixa do Galo), cocadas (Lameirão) , doces de leite de cabra (CAFISA) e geleias de umbu (ARAÇÁ) vão dar mais sabor ao Festival.
Além dos sabores e aromas sertanejos, o Bordado Redendê de Entremontes, e outros artesanatos vão mostrar a beleza do sertão para a gente levar para casa um pedaço do nosso mar doce, o Rio São Francisco.
Rota: 1 Festival Gastronomico de Piranhas
26 e 27 de agosto na antiga quadra do centro histórico com barraquinhas de comida e de artesanato
■ Sexta a partir das 17h e sábado a partir das 18h.
Preços das comidinhas do Festival a partir de R$15,00
jantar do Nalva/Preço R$ 220,00 por pessoa, menu de 5 etapas – Reservas: 82 98153. 3801
Centro de Convenções Miguel Arcanjo de Medeiros, com barraquinhas de comida e de artesanato
Reservas para o jantar do Nalva – 82 98153. 3801
Visits: 2
1 comentário
Antonio
2 anos Atrás
Será um prazer recebê-los na nossa
Cidade para o 1 Festival gastronômico de Piranhas.