Na cidade de Japaratinga há uma tradição de macaxeira frita com frutos do mar, carne, enfim, com todos os pratos. E a pioneira dessa tradição foi Rosalina Cavalcante, simplesmente a Rosa, que recentemente sessentou, e para celebrar o novo ciclo de vida da dama da gastronomia alagoana, ela compartilhou a clássica receita de lagosta, dica do Hotel Vila de Taipa, o mais badalado da cidade comandado por Iran, filho da Rosa. Uma família que mudou de vida com o turismo no litoral norte de Alagoas.
História – O restaurante Cia. da Lagosta, a alguns passos do mar, era um barraco de palha numa imensidão de coqueiros e fruteiras, mas logo, no começo, Rosa já inovou na receita dos pescados. Ela nunca gostou de oferecer peixe, camarão, polvo e a famosa lagosta sem acompanhamento e, como tinha macaxeira de fartura, adicionou essa opção ao cardápio. Deu tão certo, que virou tradição da cidade praieira de Japaratinga, um lugar que ainda lembra uma velha vila de pescadores.
Aprecio muito esse bichinho do mar preparado à moda de Japaratinga, com macaxeira frita. Tanto a Rosa como seu filho, Iran Cavalcante, que também gosta da cozinha (embora dedique o seu tempo à administração hotel), sabem fazer divinamente a lagosta na manteiga. Lá, em Japaratinga, as lagostas chegam fresquinhas, tiradas do barco diretamente para as cozinhas. Compartilho aqui a sapiência da Rosa, que prepara essa peciosidade da forma mais singela possível.
Lagosta da Rosa
- Ingredientes
2 lagostas grandes
2 colheres de sopa manteiga
2 dentes de alho
500 g de macaxeira
1 cebola em rodela
- Modo de Preparo
Lagosta: cozinhe a lagosta na água e sal. Coloque para escorrer e espere esfriar.
Com a ponta de uma faca fure a cabeça e siga cortando a lagosta ao meio. Limpe.
Aqueça a manteiga e coloque as cebolas até ficarem transparentes. Retire e reserve. Nesta mesma panela coloque o alho picado, adicione a lagosta até a carne ficar branca.
Macaxeira: cozinhe a macaxeira, mas não deixe ficar mole. Corte em pedaços e frite no óleo.
Montagem: coloque as lagostas, adicione coentro a gosto, as cebolas e as batatas numa cumbuca.
Sobre Vila de Taipa (@viladetaipaexclusivehotel)
O alagoano Iran Cavalcante trouxe mais amor para a Vila de Taipa Exclusive Hotel com jantar romântico no jardim do mar. São os pés na areia, luz de velas, pétalas de rosas, vinho, champanhe, tudo de mais apaixonante… O amor tem o mar, as estrelas e a lua como testemunha.
Tanta lindeza cabe no Vila de Taipa Exclusive Hotel, que passou por uma baita reforma, a começar pelo restaurante Companhia da Lagosta, que ganhou cozinha dentro da pousada. Na areia ficaram apenas as cadeiras, mesas e redes para ver o mar com mais aconchego. Aliás, cada ano, o empreendimento está mais lindo e indicado para dois. Preço da diária para 2 pessoas com café da manhã, a partir de R$: 490,00/ Telefones: 82 3297-1271/ 82 99123-6944
Visits: 9
Comentários desse post