TOPO
Chef na Cozinha Destaques

A galinha do vizinho no prato

Em cada receita do Divina Gula (@divinagulabr) tem um pouco de história saborosa, assim é a Galinha do Vizinho, o novo prato da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança criado pela dupla André (@andregeneroso) e Vitor Genoroso (@vitrolageneroso), pai e filho. Conta a lenda, que nas terras mineiras a galinha sempre era a moeda de troca, ou seja, quem tinha a ave trocava por queijo, leite… E assim se fazia uma tremenda festa.

No Divina Gula, a galinha é desfiada e misturada no arroz com caldo do cozimento da ave,  o que fica bem gostoso. E quem come a galinha do vizinho ainda leva para casa o prato de cerâmica da Boa Lembrança, como manda a tradição de 28 anos da associação.

Prato de cerâmica da Boa Lembrança, como manda a tradição de 28 anos da associação.

Antes de ir para a panela, a galinha caipira fica um bom tempo nos temperos da casa, depois é cozida, desfiada e  misturada com arroz. O arroz da galinha é bem apresentado  numa panelinha de pedra sabão com coxa e sobrecoxa, cebolas e quiabos, tudo grelhado na churrasqueira, ovo caipira, e brotinho de coentro. Tempero bom, arroz molhadinho, enfim, como dizem os mineiros: “trem bão sô!”.

Arroz da galinha é bem apresentado  numa panelinha de coxa e sobrecoxa, cebolas e quiabos grelhados e ovo

Quem é – O chef André Generoso divide o seu tempo entre a cozinha do restaurante e seu sitio, onde planta e colhe legumes e variedades de ervas, da sua horta, para abastecer o Divina Gula. Ele também cria galinhas, as quais ele denominou cada uma de “feliz” porque não fica confinada, é livre, tem uma alimentação rica, como ora-pro-nóbis (folha), frutas… E dessa criação saem os ovos de capoeira que também seguem para o Divina Gula. Já o chef Vitor Generoso está em São Paulo ampliando seus conhecimentos em restaurantes brasileiros, e quando retornar a Maceió teremos novidades por aí.

Chef André Generoso, desde 1988 entrou para Boa Lembrança com pratos cheios de histórias

A Boa Lembrança nasceu em 04 de março de 1994, em Petrópolis (RJ). A proposta é representar um grupo de restaurantes que prima pela excelência e qualidade nos serviços, promovendo e divulgando a diversidade do setor através das peculiaridades regionais e do associativismo. A ideia chegou no Brasil com o italiano Dânio Braga, fundador e atual conselheiro. Inspirado pelos costumes que trouxe da região onde nasceu, Dânio resolveu estimular o hábito de se levar uma lembrança depois de uma boa refeição. Foi assim que surgiu o Prato da Boa Lembrança, uma peça exclusiva em cerâmica que você leva para casa depois de comer em um dos restaurantes associados. O Divina Gula é associado desde 1998, e o primeiro prato foi Frango com Quiabo.

Rota: Divina Gula

Funciona de terça e até a domingo, das 12 às 23h

Av. Engenheiro Paulo Brandão Nogueira, 85 – Jatiúca – Telefone: (82) 3235-1016.

Visits: 2

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/