Que tal viajar até Penedo para comer cuscuz, beber, viver, navegar e ainda participar do Circuito Penedo de Cinema (@circuitopenedo)? Não seria bacana? A cidade histórica do Rio São Francisco adora uma festa. Esse movimento cultural ficou mais saboroso quando a Vila Dão Pêdu (@viladaopedu) abriu as suas portas com cerveja artesanal, hambúrguer, sorvete, e a tradição do Cuscuz de Arroz da Carroça. Então, partiu Penedo, a cidade beijada pelo Rio São Francisco. Visite as igrejas, museus, caminhe pelas ruas históricas, com ou sem evento, porque é bom demais!
E até 20 de novembro, Penedo é só cinema com o 12º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, o 12º Encontro de Cinema Alagoano, a 9º Festival Velho Chico de Cinema Ambiental, a 12ª Mostra de Cinema Infantil e o 15º Festival do Cinema Brasileiro, enfim… Viva o cinema alagoano e brasileiro. Nossa amada Penedo, aliás, já foi cenário de vários filmes, como Deus é Brasileiro.
Para celebrar o amor a cidade de Penedo, inicie a expedição pelo cuscuz de arroz, pois é uma tradição de mais de 100 anos, que começou com Pureza, que aproveitava o arroz quebradinho para fazer a tradição e vender pelas ruas da cidade. Coube ao seu neto, Rodolfo Cavalcante, empreender a tradição, primeiro em Maceió. Em setembro desse ano, com a cara e coragem, abriu o espaço Vila Dão Pêdu com várias lojinhas de comidinhas, moda e artesanato.
O antigo casarão Vila Dão Pêdu é luz, charme, sabor e abriga sua principal estrela, o cuscuz de arroz, uma receita da família de Rodolfo. O modo de fazer é artesanal Os grãos de arroz ficam de molho para serem secos ao sol e moídos até virar uma farinha fina. Misturada ao bagaço do coco vai para cuscuzeira, modelo herdado da biza, Pureza. Quando o aroma do cuscuz sobe, e ainda quentinho, recebe leite de coco. Para acompanhar, carne de sol desfiada e queijo coalho. É bom, não, se amostra!
Para navegar em Penedo, contrate os serviços da agência Peixoto Tour (@peixototourpenedo ) para fazer o passeio de barco pelo Rio São Francisco com duas paradas estratégicas. A primeira do lado sergipano, no povoado de Carrapicho (Santana de São Francisco), onde vende artesanato de barro; já a segunda parada é no solo alagoano para comer pilombreta do Bar do Galego, na beira do Velho Chico. Depois de assistir ao espetáculo do pôr do sol, “pernas para que te quero” para caminhar pelas ruas da bela Penedo.
Onde ficar: A melhor fotografia de Penedo é a que mostra a Igreja Nossa das Correntes e o Rio São Francisco. Para registrar o cartão postal da cidade é preciso ser hóspede, almoçar ou jantar no Hotel São Francisco, um belo exemplo da arquitetura moderna, inaugurado em 31 de janeiro de 1962, que revolucionou Penedo.
O primeiro hotel luxuoso de Alagoas chegou com cinema para mil pessoas, lanchonete e sorveteria. Na época, a lua de mel dos apaixonados era no São Francisco, sem contar as inúmeras celebridades que por passaram por lá, como Ariano Suassuna, Eva Wilma, Roberto Carlos, Roni Von, Glória Menezes, e tantos outras estrelas viveram momentos inesquecíveis no hotel da família Peixoto.
A construção, com seis andares e 52 apartamentos, tem o melhor café da manhã da região, com coalhada caseira, biscoitinhos fabricados na cidade, mungunzá…
Rota: Vila Dão Pêdu (A Carroça/ Bar da Via/ La Pizza/ Fritey/ Silva’s Bar/ Dão Sucreé/ Funciona de Terça à domingo – das 17 às 23h/Centro Histórico de Penedo
Hotel São Francisco: Av. Floriano Peixoto, 237 – Centro Histórico, Penedo Telefone: (82) 3551-2273
Peixoto Tour – Passeios de lancha – 82 99102-8227
Circuito de Penedo – https://linktr.ee/circuitopenedecinema
Visits: 8
Comentários desse post