Penedo é além dos belos exemplares das arquiteturas colonial e moderna, tem relíquias ambientais e culinárias, basta dá um pulinho até a Marituba do Peixe (APA – Área de Preservação Ambiental), com seus 18.600 hectares que abraçam os municípios de Feliz Deserto, Piaçabuçu e Penedo, também conhecida como Amazônia Alagoana. Agora, o passeio para este paraíso com direito à galinha de capoeira do Novo Point (@novopointmurici), só mesmo no povoado Murici na cidade de Penedo.
A rota da Marituba do Peixe é uma estrada de barro, mas é um caminho delicioso. São sítios, casinhas de farinha com seus beijus, bolos e tradições a base da macaxeira. Lugarejo típico do interior, onde as mulheres traçam a palha de ouricuri em bolsas e jogos que são vendidas nas portas de casas e feiras das cidades de Penedo e Piaçabuçú.
Imperdível é a galinha de capoeira com pirão do Novo Point, com sombra das árvores, lugar onde o vento dá um tempo ao calor para a gente se fartar nas comidinhas de Nalva Gomes. A alagoana passou um tempo na cidade paulista de Santos, onde aprimorou os conhecimentos culinários e trouxe de lá a cebola empanada.
A galinha de capoeira é temperada nas tradições com cominho, pimentão, cebola e alho. “Na minha cozinha só entra a galinha de capoeira, porque é a mais saborosa”, diz alagoana. Já o sucesso da cebola empanada, leva limão, sal e mix de duas farinha. Não leva ovo e fica surper crocante. Tudo da Nalva é de comer rezando e lambendo os beiços, o pirão é a glória.
Novo Pont: Povoado do Murici – Marituba do Peixe/ Funciona todos os dias das 11h as 20h/ 82 99162-7169 e 99910-1325
Dica: Dessa vez não fiz o passeio de barco na Marituba do Peixe, mas guardo na lembrança o que fiz no ano de 2020. No percurso no barco estreito, a gente vai contemplando o pantanal alagoano com sua flora rica, com as patacas (lembra vitória régia) e muitas flores amarelas que nascem do lodo. A experiência é única.
Quem faz o roteiro é o Peixoto Tour (@peixototourpenedo ), com contemplação, passeio de barco e almoço na Marituba do Peixe, tesouro penedense.
+ PENEDO
+ Arte: Pontos e Contos (@pontoscontos) é a cara de Penedo e também inspiração para mulheres ribeirinhas, que bordam em bolsas, sacolas, vestidos, porta-joias e enxovais, as festas, as igrejas, e as histórias da cidade de Penedo. O dia a dia dos ribeirinhos são bordados com linhas coloridas no vaivém do rio São Francisco, com a graça, a beleza e a identidade cultural de um povo. Na sua viagem a Penedo, não se esqueça de comprar bordados da Pontos e Contos, o saber e o fazer das mulheres. Melhor lembrança não há. Em novembro de 2022, foi lançada a coleção “Preto e Branco e Outras Cores”. Os desenhos desta coleção sai de Martha Dumont, e a poesia de Roseane Murrai. Praça. Mal. Deodoro, 39 – Centro Histórico, PenedoTelefone: 82 99925-7768
+ Comidinhas: O antigo casarão Vila Dão Pêdu (@viladaopedu) é luz, charme, sabor e abriga sua principal estrela, o cuscuz de arroz, uma receita da família de Rodolfo. O modo de fazer é artesanal Os grãos de arroz ficam de molho para serem secos ao sol e moídos até virar uma farinha fina. Misturada ao bagaço do coco vai para cuscuzeira, modelo herdado da biza, Pureza. Quando o aroma do cuscuz sobe, e ainda quentinho, recebe leite de coco. Para acompanhar, carne de sol desfiada e queijo coalho. É bom, não, se amostra! Também tem chopes artesanais do Bar da Vila para refrescar o verão em Penedo. Vila Dão Pêdu (A Carroça/ Bar da Via/ La Pizza/ Fritey/ Silva’s Bar/ Dão Sucreé/ Funciona de Terça à domingo – das 17 às 23h/Centro Histórico de Penedo
+ Passeio: Para navegar em Penedo, contrate os serviços da agência Peixoto Tour (@peixototourpenedo ) para fazer o passeio de barco pelo Rio São Francisco com duas paradas estratégicas. A primeira do lado sergipano, no povoado de Carrapicho (Santana de São Francisco), onde vende artesanato de barro; já a segunda parada é no solo alagoano para comer pilombreta do Bar do Galego, na beira do Velho Chico. Depois de assistir ao espetáculo do pôr do sol, “pernas para que te quero” para caminhar pelas ruas da bela Penedo. Peixoto Tour – Passeios de lancha – 82 99102-8227
Onde ficar: A melhor fotografia de Penedo é a que mostra a Igreja Nossa das Correntes e o Rio São Francisco. Para registrar o cartão postal da cidade é preciso ser hóspede, almoçar ou jantar no Hotel São Francisco, um belo exemplo da arquitetura moderna, inaugurado em 31 de janeiro de 1962, que revolucionou Penedo. A construção, com seis andares e 52 apartamentos, tem o melhor café da manhã da região, com coalhada caseira, biscoitinhos fabricados na cidade, mungunzá… Hotel São Francisco: Av. Floriano Peixoto, 237 – Centro Histórico, Penedo Telefone: (82) 3551-2273
Visits: 75
Comentários desse post