As tradições das comidas de milho continuam em cartaz, com sol ou chuva, a exemplo das quituteiras de Riacho Doce que produzem bolos de milho, de macaxeira, pé de moleque, além das tapiocas, grudes e cocadas.Para fazer o bolo de macaxeira, a raiz é ralada crua e misturada ao açúcar, manteiga, e aos leites de coco e de gado. Já o de milho, as espigas são raladas, peneiradas e adicionadas ao leite de coco, açúcar, sal e manteiga. Ambas não levam ovos e nem farinha de trigo.
O grude (foto de cima), também conhecido como malcasado, é a mais singela das receitas tradicionais das Alagoas, é a miscelânea do coco ralado com a massa da tapioca. Quando vira grude nas mãos, é tempo de deitar a mistura na folha da bananeira até assar.
O modo de fazer do bolo de milho ou de macaxeira é bem artesanal, primeiro o bolo é batido manualmente com todos os ingredientes. Com a massa pronta, ele é colocado em uma forma untada para ser cozido na parte de cima do forno de cerâmica e, por fim, vai ao forno a lenha para ganhar a cor dourada.
Onde encontrar: A produção de bolos, tapiocas, pé de moleque, beijus, grude e brasileiras começa antes mesmo de o sol nascer. Às 10 horas as iguarias saem do forno de barro e vão ser vendidas nos tabuleiros às margens da Rodovia AL-101, defronte a igreja Nossa Senhora da Conceição. Preço, a partir de R$ 3,00 (por unidade)
Visits: 22
Comentários desse post