A chef japonesa Maki Takada Tani trouxe para Maceió a sua cozinha afetiva com receitas do mundo oriental, e tudo é bom, com a leve refrescância do gengibre, do shoyu… Então anote o endereço do novo gastronômico: Maki Izakaya (@makiizakaya), no bairro de Cruz das Almas (em frente ao Parque Shopping). Por onde começar? Primeiro chame os amigos, porque o conceito do bar é para compartilhar as comidinhas japonesas, chinesas e coreanas, como o Mix do Mar (polvo, camarão e lula com tempero oriental) na textura certa, preparadas na chapa e temperadas no shoyo e outros condimentos da terra da chef. É danado de bom.
Muitas das receitas do bar são as lembranças de comida caseira da chef Maki, como o saboroso Yuurinti, que são pedaços de frango crocante com molho cítrico e cebolinha. Dica: raspe o franguinho no molho, é imperdível! Já Bulgogi é a carne bovina com pimentões coloridos no tempero coreano, e é o casamento perfeito com cerveja artesanal da Hop Bros.
Para quem busca algo mais clássico da culinária japonesa, aposte no Butterfy (rolinho de arroz com ova massagô, gergelim e recheio com tempurá de camarão e cream cheese) e vem com surpreendente conserva de rabanete, um pouco agridoce e bem agradável ao paladar. Tartar de salmão com pão naan (produção da casa) e carpaccio de barriga salmão, seguem a linha das tradições orientais.
Já o tempurá de legumes e frutos do mar, vem com camarão, lula, batata doce e cebola, delicadamente empanado na farinha de trigo, e com molho à base de shoyu, saquê e outros temperinhos da chef Maki, para mergulhar os tempurás sem medo de ser feliz.
Quem são? Na mesa, feijão carioca com bacon e linguiça. Para escoltar frango ao forno, arroz e salada. Já imaginou conquistar seu amor com esta receita? O alagoano Akira Takada Tani não apenas imaginou como o preparou para sua futura esposa Maki, no primeiro encontro, lá no Japão. E assim, o bom rapaz conquistou a mulher dos seus sonhos pelo coração e, literalmente, pela boca. E amor dos dois segue no Maki Izakaya.
Akira é alagoano, filho de pais japoneses ( leia-se Família de empreendedores da famosa Lojas Tokyo no Centro de Maceió) e Maki é legítima japonesa da Província Tochigi. Eles se conheceram no Japão, e foi preciso duas festas para acontecer o primeiro encontro oficial do casal no ano de 2008, com direito ao almoço bem brasileiro. Mas, logo em seguida, Akira retornou para Alagoas. No lugar do bar também tem o nome Tokyo que será um futuro prédio.
Rota: Maki Izakaya (@makiizakaya)
Preço: de R$ 8,00 até R$ 99,00/ Aceita-se cartões
Funciona de terça a quinta das 18h as 22h/ sexta e sábado das 18h as 23h
Visits: 17
1 comentário
Simone Lessa
1 ano Atrás
Nide,
Boa noite!
Conserta ai o título “Bar de Comidas Orientais” e não, oriental, certo?
parabéns pelo trabalho!