Uma nota de saudade: Em Arapiraca minha primeira referência de boteco foi o Bar do Paulo e lá a bisteca com legumes (feita pela Antônia) era a gloria, cerveja gelada nunca faltava e o Paulo – que nos deixou em outubro de 2021 – era o nosso anjo da noite, também conhecido com DJ do Agreste, embalando várias gerações com a melhor seleção musical nacional e internacional do mundo. Um pouco dessa história está preservada no Caldinho do Pedrinho (@caldinhodopedrinho), que cinquentou no último dia 25 de março. Esse cinquentão continua pra lá de saboroso, ponto de encontro com cerveja gelada, caldinho de feijão quente e a deliciosa bisteca suína com legumes crus é uma réplica honesta e fiel ao antigo clássico do Bar do Paulo.
Antes de ser boteco famoso, o Caldinho do Pedrinho foi mercearia, mas coube à matriarca Maria Enedina, responsável pela receita do caldinho, mudar a história da família. Um dia fez duas garrafas e pediu: “antes de vender chame seus amigos para experimentar”. O sucesso foi tão grande que no dia seguinte foram produzidas cinco garrafas de caldinho, com cada copo custando o equivalente a 30 centavos (nesse tempo a moeda era o Cruzeiro) e não deu para quem quis.
O caldinho é a estrela. Por semana são usados 30 quilos de feijão e 15 quilos de charque (Dois Pelos) para fazer a felicidade dos arapiraquenses e visitantes. Por dia, o bar vende mais de 50 garrafas térmicas do caldinho.
“O Caldinho do Pedrinho se tornou uma referência da gastronomia arapiraquense e um ponto de encontro para amigos e familiares. A história de meio século de sucesso é um exemplo de empreendedorismo e amor pelo que se faz”, disse o neto do Pedrinho, Erick Balbinho
Caldinho do Pedrinho (@caldinhodopedrinho)
Preço: Caldinho – R$ 8,00
Rua Florêncio Apolinário, 233, no Alto do Cruzeiro, Arapiraca – Telefone: (82) 99947.0438
De terça a sábado, das 9 h às 18 h/ Aceita cartão
Visits: 5
2 comentários
Jaelson
1 ano Atrás
Como sempre , Nide Lins, tem um talento de envolver historia , cultura e gastronomia. Realmente o bar do Pedrinho é uma própria historia do município de Arapiraca. Local de encontros de família, amigos e visitantes. Além do caldinho recomendaria o torresmo.
Parabéns pelos seus textos Nide.
Jose wilson
4 meses Atrás
Parabéns. O Caldinho do Pedrinhoo é referência.