É São João, época junina do ano, mas vou dar uma sugestão para variarmos o cardápio porque no próximo dia 16, às 19h30, no Império do Ceviche (@imperiodoceviche.al), vai ter Festival Gastronômico Peruano. E literalmente vai causar, ou melhor, vamos ter causa Peruana, você conhece? Pois bem, é uma tradição da culinária do país latino, feito com camadas de purê de batata, aromatizado com pimenta aji, e intercaladas por polvo, camarão ou frango. Mas, no evento, serão os três sabores pra gente viajar pelo Peru.
A Causa surgiu em meados de 1880, quando o Peru estava em guerra e alimentos eram enviados ao exército. Dentre os mais recebidos estava a batata, à qual os soldados misturavam pimenta, sal e limão e saíam às ruas vendendo e gritando “pela causa, pela causa”. Por isso, o nome. Agora sem guerra, a Causa é uma paz ao paladar.
O cardápio promete uma viagem saborosa pelo Peru, as entradas: Ceviche clássico, escabeche de pollo, causa limenha , papas a la huancaina, solterito (tomate cebola queso fresco e ervilhas frescas), lomo saltado, pollo saltado, aji de gallina, seco a la nortena, arroz con mariscos, arroz , feijão, papas fritas, mandioca frita, torta tres leches e Suspiro limeno.
“Tallarin a la huancaína”, uma grata surpresa ao paladar. O macarrão vem envolvido ao molho amarelo cremoso, escoltado pela carne à base de shoyo, mais que perfeito. O “Ceviche Mixto” também é o tal. Preparado com filé de peixe branco fresco, camarões, polvo e lula banhados no “leche” de tigre (molho à base de pimenta e limão), mas tem pouca acidez. Os pescados vêm escoltados por batata doce aromatizada na calda de tangerina (faz toda diferença). Destaque para os grãos de milho torradinhos, peruano “cancha” e milho verde.
Quem são – Paulette é alagoana de Maceió, e atende todos com coração aberto, e explica cada prato preparado pelo chef peruano, Randy Velasco, de Pauranga (povoado de huancavelica). Aos 16 anos, Randy foi para Lima cursar a universidade de medicina veterinária, mas como estudava pela manhã, no outro horário começou a trabalhar em restaurante, e assim o destino deu outro rumo a sua vida, chef de cozinha formado pela Le Cordon Bleu em Lima, Perú.
Randy já rodou o mundo cozinhando, Argentina, Chile, Equador, Colômbia, Guatemala, República Dominicana, Panamá, Malta e Espanha. Até que no dia 6 de novembro de 2021, aniversário da Paulette, ele sugeriu :vamos vender ceviche em Maceió e ficar perto da minha sogra? Convite aceito, os alagoanos e turistas são agraciados com a tradição peruana, com muito prazer
Rota: Festival Gastronômico Peruano
Dia 16, às 19h30/ Preço: R$99,00 (por pessoa)/ Telefone:(82) 9 9971-6917
Rua Vermelha, ao lado da Mira do Chopp e Próximo do Moai, Praia do Francês, Marechal Deodoro, Alagoas
Visits: 0
Comentários desse post