TOPO
Destaques Turismo Gastronômico

Poke Nordestino só em Caruaru

A Feira de Caruaru,/ Faz gosto a gente ‘vê’./ De tudo que há no mundo,/ Nela tem pra ‘vendê’,/ Na feira de Caruaru…” Agora,  acrescente o poke, com DNA nordestino, que tem cuscuz, macaxeira, carne do sol, charque, bode, queijo coalho,  e milho. Gostou? Eu adorei a proposta da chef Gessi Nunes (@gessinunescozinhacriativa), uma pernambucana arretada, apaixonada por Caruaru, que com apoio do Kuat Guaraná (@kuat.guarana) criou pokes além do nordestino,  tem até paraense com tucupi e camarão seco. E para saborear os quitutes da chef, só em Caruaru durante os festejos juninos no Pátio de Eventos, onde se apresentam vários shows, mas tem que chegar cedo para poder garantir um pedacinho no chão do Maior São do Mundo.

Chef Gessi criou o Poke Nordestino e conta com apoio da Kuat

E bote maior São João do Mundo, e eu vi com os meus próprios olhos! A convite do Kuat Guaraná, viajei até Caruaru para experimentar os sabores e histórias de gente empreendedora que celebra a festa junina. Alem dos shows do Pátio de Eventos, você tem quer conhecer Alto do Moura, e, se brincar,  até os bonequinhos de barro dançam forró, porque em cada bar e esquina tem trio de forrozeiros para animar.  E lá, o bode é o tal, o rei, tem ele guisado, picanha, assado, buchada…

Pátio de Eventos Luiz Gonzaga onde acontece os shows

Vejam minhas dicas em parceria com a Kuat Guaraná:

Pode com batata doce, bode guisado e camarão seco

Chef Gessi Nunes – Quem não conseguir provar o poke da chef de Caruaru, não se apoquente, ela cozinha no seu doce lar, claro,  atendendo reservas e apenas nos finais de semana, por isso, já quero voltar para experimentar as delícias da cozinha pernambucana como a mão de vaca.

Gessi foi abraçada com o programa da Kuat “Meu Negócio É Meu País”, que visa impactar negócios liderados por mulheres nas cidades de Caruaru e distritos próximos, além do patrocínio ao próprio Festival de São João de Caruaru, sob a liderança do Kuat.

Poke nordestino da chef Gessi de Caruaru

Com 15 anos de cozinha, o apoio da Kuat representou o coroamento ao trabalho da chef Gessi na culinária pernambucana. “Recebi capacitação, e junto com a Kuat criamos o poke com ingredientes nordestinos, e brasileiros, também, como o arroz carreteiro e o vatapá paraense. Esta presente no espaço gastronômico no Pátio de Eventos é um vitrine da minha culinária”, contou a chef, que foi  inspirada nos temperos da vó Maci e mãe Geni.

“Acreditamos que valorizar as iniciativas locais é essencial para o crescimento responsável e o fortalecimento das comunidades onde atuamos. Reconhecemos que o empoderamento econômico das mulheres é um fator critico para o desenvolvimento sustentável em todo o mundo, incluindo no Nordeste de nosso país, onde as mulheres desempenham um papel vital na economia local”, destaca Silmara Olivio, diretora de Relações Corporativas Cone Sul na empresa Coca- Cola América Latina.

Mais dicas de Carauru

Casa Museu do Mestre Vitalino no Alto do Moura

Alto do Moura – Na época junina, o povoado mais famoso de Caruaru, parece uma procissão festiva de todos os santos, São João, Pedro e Santo Antônio, é gente que não acaba mais, forró para todo lado, inclusive a gente não anda, dança no ritmo da sanfona, triângulo e zabumba. Lá o reinado é do bode e ninguém tira, tem ele guisado, assado, buchada… E para escoltar a tradição, farofa de cuscuz, pirão e fava. Um dos lugares que a Kuat indicou é o “Bom de Bode”, e realmente é bom de verdade, com destaque para o bode na versão guisado e a picanha.

Bom de Bode em Alto do Moura

A casa do Mestre Vitalino é o museu mais famoso do Alto do Moura, expondo o acervo do artesão e músico de banda de pífano que conquistou o mundo com as esculturas de barro. Aproveite para comprar a arte de barro, afinal, é o maior polo ceramista do Brasil, quiçá do mundo, são vários ateliers transformando o barro em arte com os personagens nordestinos, o mais clássico são o trio de forró, os retirantes, feirantes, santos…

Também visite o Memorial do Galdino com suas esculturas, nas quais misturam-se o humano e o animal. Seu filho Joel continua no batente, multiplicando o legado. As miniaturas esculpidas pela ceramista Marliete, filha do famoso Mestre Zé Caboclo, um dos primeiros bonequeiros a exercer o ofício no Alto do Moura. Ela trabalha, com a família, reproduzindo cenas cotidianas e vende suas peças para colecionadores do Brasil e do mundo.

Os famosos bonecos de barro do Alto do Moura

Tem tudo – A Feira de Caruaru é como a música do Luiz Gonzaga diz: tem de tudo, cachorro, papagaio, confecções e artesanato de couro, madeira, barro, palha, e para os fãs tem loja com o artesanato de Minas Gerais. Ótimo para compras.

São João aquece a economia de Caruaru que equivale ao Natal para os nordestinos

Vendedora de milho e canjica feliz com os festejos juninos que garante renda extra

Como diz a música, a Feira de Caruaru, Faz gosto a gente vê/ De tudo que há no mundo/ Nela tem pra vende/Na feira de Caruaru/Tem massa de mandioca/ Batata assada, tem ovo cru… É  patrimônio imaterial do estado de Pernambuco, com muito artesanato com destaque para a cerâmica e xô boi (sandálias de couro). Também é destino de comer bem as tradições, seja no café da manhã ou almoço, como buchada, sarapatel, mão de boi…

Estação Ferroviária, lugar das tradições juninas em Caruaru

A Kuat – patrocinadora do maior São João do mundo, em Caruaru – também apresentou a réplica de uma estação ferroviária, com todos os detalhes maravilhosamente instalados: capela, trem, casinhas com bandas de pifanos, trio de forró e, claro, palco com shows tradicionais para alegria de todos. As comidas típicas – milho cozido, canjica e pamonha – têm lugar cativo. O que achei mais legal foi a casa da rezadeira, com dona Angelina e os santos bezendo e orando pela paz e saúde de todos nós. Com muita fé teremos um São João feliz!

Dona Angelina com reza levando a paz para todos os brincantes dos festejos juninos.

Em Caruaru, a Fazendinha é uma excelente opção para saborear as tradições da carne de sol, bode e tem um ótimo cupim na chapa. Mas antes de chegar lá, no caminho para a capital pernambucana do forró, vale uma parada em Gravatá no Rei da Coxinha, que também tem cartola (doce de banana, açúcar e canela coroado com queijo manteiga).

Na Fazendinha tem cupim na chapa


Aconchego: Fiquei hospedada no WA Hotel Caruaru. Neste período junino, a Kuat disponibilizou uma geladeira free, com os produtos da marca de graça para os hóspedes. O comando da cozinha é do chef Juan. No café da manhã, as tradições dos bolos Souza Leão, macaxeira, pé-de-moleque, além de canjica e pamonha, ainda dobradinhas, para repor as energias gastas nos festejos juninos.

Bolos tradicionais de Pernambuco: Pé-de-moleque, Souza Leão e macaxeira do WA Hotel Caruaru

Sustentabilidade no São João – Além de prestigiarem a festa e poderem curtir e matar a saudade do gostinho do meu país São João,  a Solar Coca-Cola, está dando apoio a gestão de resíduos sólidos no período junino, está comprando os resíduos PET e vidro gerados no local durante o mês de junho. A ação tem apoio do Recicla Solar, projeto da fabricante de fomento à cadeia circular, e ainda irá impactar positivamente cerca de 100 agentes da cadeia da reciclagem.

 

 

Visits: 36

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/