TOPO
Cozinha nordestina Destaques

Já comeu a língua da Nide?

Calma lá, não pense errado! Embora o jornalista Zeca Camargo (@zecacamargomundo), o chef master Paulinho Quintela (@pauloquintella), e tantas outras pessoas tenham comido e gostado do prato batizado de Língua da Nide, uma criação do chef Rodrigo Aragão (@rodrigoaragaoal) do Ôxe, Comidas Nordestinas (@oxe_maceio). A receita já foi parar na telinha do É de Casa da Rede Globo! Tudo começou porque eu não quis comer a língua com pão, e sim com cuscuz. Claro, o chef atendeu meu pedido, e ainda transformou o cuscuz numa farofa riquíssima com feijão verde, castanha, tomate, e queijo coalho. O conjunto da obra ficou tão saboroso que entrou definitivamente no cardápio do restaurante.

“Você é bom de língua?”, servido no pão artesanal da casa com queijo coalho e chimichuri nordestino

Rodrigo Aragão é um chef arretado, e virou especialista na língua, tanto que criou outro prato: “Você é bom de língua?”, servido no pão artesanal da casa com queijo coalho e chimichuri nordestino. Gostou? Deixei o preconceito de lado e aproveita, que na segunda-feira o Ôxe abre no almoço e jantar.

Língua da Nide cuscuz rico (feijão verde, castanha, tomate, e queijo coalho)

A língua é tão discriminada, mas na mão do chef Rodrigo vira celebridade. Ele capricha no preparo da carne que fica sete dias imersa em temperos deixando-a mais saborosa. Ela ainda vai para panela de pressão e ao forno. Por fim, as fatias da língua são deitadas no tostado na manteiga do sertão, queijo coalho, tomate tostado, picles de cebola roxa e chimichurri nordestino (leva coentro).

+ Ôxe

Cartola: banana da terra , queijo de coalho na chapa, açúcar, canela e coco, é envolvida na tapioca

Clássico –A Cartola do Ôxe é uma versão do chef para o doce nordestino. Feita com a banana da terra frita na manteiga, queijo de coalho na chapa, açúcar, canela e coco, é envolvida na tapioca formato de pizza. Por cima vem sorvete de tapioca, farofa de coco queimado e fios de mel de engenho. É muita doçura envolvida.

Ôxe: Polvo com rapadura pelo chef Rodrigo

Polvo – A rapadura é um bem-querer do povo nordestino. Basta uma pequena mordidinha para o doce de cana-de-açúcar aflorar no céu da boca. E para minha grata surpresa essa doçura combinou perfeitamente na receita de polvo do chef Rodrigo Aragão. E tenho que me redimir, porque resistia em provar a iguaria agridoce, mesmo com meu amigo e jornalista Zeca Camargo (@Zecacamargomundo) rasgando elogios ao molusco. Pois é bem, o bichinho do mar é super macio, e na companhia de quiabo e maxixe é arretado. Agora entrou para lista dos meus prediletos. Segundo o chef Rodrigo, em suas pesquisas nos livros de gastronomia, encontrou uma técnica de preparar o molusco no forno com legumes. “Deu certo. Aproveito o sumo do próprio polvo, passo na peneira com legumes e derreto a rapadura”, diz o bom.

Arro leite: casamento perfeito com a carne de sol desfiada

– O arroz no leite de vaca é o casamento perfeito com a carne de sol desfiada e a paçoca uma receita da Alice, vó do Rodrigo . “Toda sexta, minha vó fazia o arroz de leite para comer com sardinha, e nos outros dias tinha sempre paçoca de charque, aí juntei as minhas melhores lembranças num prato só”, relata o chef. Detalhe:  o charque é cozido, desfiado, ganha alguns temperinhos, e é puxado na manteiga de garrafa.

Chef Rodrigo Aragão, Nordeste presente na cozinha Ôxe

Rota: Ôxe, Comidas Nordestinas

Preço: R$ 9,00 até R$ 69,00/ Aceita-se cartão

De quarta a segunda de 12h às 15h e 17h30 às 22/ Fechado na terça

Av. Dr. Antônio Gomes de Barros (antiga Amélia Rosa), 172 – Jatiúca/ Telefone: (82) 3028-6560/

Visits: 2

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/