Já ouviu falar em Sururuba do mar? É pra lá de gostoso. A receita é do chef Vitor Generoso (@vitrolageneroso), famoso Vitrola, para o novo prato da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança (@boalembranca) do Divina Gula (@divinagulabr). O menino fez, no capricho, um arroz caldoso de polvo, e adicionou sururu, camarão, peixe badejo, farofa de coco, emulsão de limão, e finalizou com óleo de coentro. Mais alagoano impossível. O prato é para Iemanjá, rainha do mar, uma oferenda ao paladar. E tem mais: quem come a Sururuba do Mar, leva para casa o prato de cerâmica artístico de uma saborosa lembrança.
Todos os ingredientes da cozinha alagoana estão presentes na Sururuba do mar, como o arroz preparado no caldo de polvo e de camarão (que conferem o sabor intenso); a farofa de coco, que dá a crocância; e o limão, tão comum nas receitas de frutos do mar que que virou emulsão garantindo uma leve acidez. Ah, tem óleo de coentro até e quem não ama a erva, vai se apaixonar. Então vamos provar!
De sobremesa aposte no pudim de cachaça, a boa nova do restaurante preparada pelo chef Generoso. Leve e saborosa a bebida fica levemente doce no céu da boca.
Trajetória – Mas o que esperar do chef Vitrola, senão comida danada de boa. Filho do chef André Generoso, e da saudosa Claudinha Mortimer, praticamente nasceu dentro da cozinha do Divina Gula, sua diversão era correr pelas mesas do Divina Gula. Assim, literalmente, o alagoano cresceu entre as panelas, aromas e fogões do restaurante dos pais mineiros. Ele seguiu os passos do mestre, seu pai e chef André, formando em Gastronomia Institut Paul Bocuse – Lyon, na França, agora é o chef da casa.
Fico imaginando, se Claudinha estivesse viva, iria chorar de alegria com Sururuba do mar. E, de verdade, comida boa traz felicidade, e essa veio temperada com o mar de boas lembranças.
A Boa Lembrança nasceu em 04 de março de 1994, em Petrópolis (RJ). A proposta é representar um grupo de restaurantes que prima pela excelência e qualidade nos serviços, promovendo e divulgando a diversidade do setor através das peculiaridades regionais e do associativismo. A ideia chegou no Brasil com o italiano Dânio Braga, fundador e atual conselheiro. Inspirado pelos costumes que trouxe da região onde nasceu, Dânio resolveu estimular o hábito de se levar uma lembrança depois de uma boa refeição. Foi assim que surgiu o Prato da Boa Lembrança, uma peça exclusiva em cerâmica que você leva para casa depois de comer em um dos restaurantes associados. O Divina Gula é associado desde 1998, e o primeiro prato foi Frango com Quiabo.
Rota: Divina Gula
Preço da Boa Lembrança: R$ 160,00 (com direito a um prato de cerâmica)
Funciona de terça e até a domingo, das 12 às 23h
Av. Engenheiro Paulo Brandão Nogueira, 85 – Jatiúca – Telefone: (82) 3235-1016.
Visits: 24
Comentários desse post