Quem pensa que só as carnes argentinas são luxo, pode mudar de opinião, sabe por que? Alagoas tem Boi de Engenho (@boideengenhocarnes), uma cooperativa alagoana especializada em carnes nobres e com produção de linguiças com ervas (escândalo de bom), e hambúrgueres premium. E recentemente a cooperativa conquistou o certificado do SISBI-POA – Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Essa certificação, emitida por órgãos públicos, reconhece a qualidade e segurança alimentar dos produtos da cooperativa. Gostou? Eu conheci uma das fazendas (Fazenda Camaragibe na cidade de Viçosa) onde o gado é tratado que nem rei, desde o nascimento até o abate com cuidados especiais. A Cooperativa contou o apoio do Sebrae Alagoas.
E como comprar carnes e produtos da Boi de Engenho? Já tem nos supermercados, desde o Cesta do Alimento no bairro do Jacintinho ao Novo Boi na Jatiúca, além de vários restaurantes que utilizam as carnes nobres da Boi Engenho. Recentemente, o chef Antônio Mendes, do Nalva na cidade de Piranhas, criou uma deliciosa receita para o Festival Gastronômico de Piranhas, o “Torresmo” de feijão verde com ragú de rabada, maionese de agrião e milho tostado. Bom não, se amostra, afinal, a rabada é tradicional da cozinha de boteco, mas coube ao chef utilizar a carne numa nobreza nunca vista.
Bom, para comer o torresmo de feijão do chef Antônio Mendes é preciso ir até o Nalva na cidade de Piranhas, mas ele compartilhou a receita da Rabada Boi de Engenho (veja no final a receita). “A rabada da Boi de Engenho, surpreendeu, tem mais gordura marmorizada deixando-a mais macia, vem limpa, o que para a cozinha é muito importante”, declarou Antônio.
Já o chef Farias, do Grand Cru, apostou no bife ancho (parte traseira do contra filé) para oferecer uma carne nobre e saborosa. “ É bem marmorizada, ou seja, tem suculência, maciez e sabor. Também é um corte curinga para um bom churrasco, ou na frigideira com o molho Entrecôte de Paris, um dos pratos mais amados do restaurante”, revelou o chef.
No Boteco do Zeca, a Boi de Engenho tem endereço cativo, os cortes miolo de alcatra, costela bovina, bife ancho, fraldinha e maminha só precisa de sal e brasa para agradar aos fãs do churrasco do Zeca, um dos mais famosos do bairro da Jatiúca.
A cooperativa criou um projeto do Experiência Boi de Engenho: Campo à Mesa, onde os chefs vão conhecer na fazenda Camaragibe na cidade de Viçosa sobre manejo do gado, a história, e finaliza com um churrasco para saber o quanto é gostoso ter o DNA alagoano.
Trajetória – Fundada em 2016 por um grupo de pecuaristas, a cooperativa tem como objetivo levar a excelência dos animais criados nas fazendas alagoanas até a mesa dos consumidores. Para isso, os animais são alimentados com pasto, seguindo práticas sustentáveis que resultam em baixas emissões de carbono. O resultado é uma carne mais macia, com sabor diferenciado e altamente nutritiva.
“A partir desse propósito, começamos a fornecer para um supermercado que realizava o corte e comercialização para o consumidor final. Com o tempo, percebemos que a demanda por nossos cortes só aumentava, o que nos levou a construir uma indústria de Beneficiamento de Carnes. Esse sonho começou em 2020 e se concretizou em 2022, quando a fábrica começou a operar e passamos a comercializar nossos produtos diretamente ao público”, destaca Filipe.
Atualmente, a cooperativa oferece uma variedade de mais de 50 cortes, linguiças e hambúrgueres premium, destinados tanto para churrascos quanto para o consumo diário. “São cortes nobres que permitem que a qualidade presente nas fazendas chegue às mesas dos consumidores, transformando as refeições e churrascos em experiências marcantes, repletas de maciez e sabor”, enfatiza Filipe.
Boi de Engenh0: 82 3435-9147
Receita Rabada Boi de Engenho
01 kg de rabada bovina
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
01 colher de sopa de Páprica doce
01 colher de chá de Páprica picante
01 colher de chá de Páprica defumada
04 dentes de Alho
02 Cebolas roxas
Coentro a gosto
Cebolinha a gosto
Manjericão a gosto
Salsão 60 gr
Alho poró 60 gr
Cenoura 60 gr
Bacon 50 gr
Linguiça defumada 50gr
Manteiga de garrafa 20ml
Vinho tinto 30 ml
Modo de preparo
Deixar a rabada com os temperos por pelo menos 12 horas.
Aquecer bem a panela e selar a rabada, depois reservar. Adicionar um pouco de vinho tinto para d2aseglaçar e depois adicionar um pouco de manteiga de garrafa, linguiça defumada e bacon, depois refogar cebola, alho, tomate nessa gordura e acrescentar novamente a rabada. Adicionar um pouco de molho de tomate e cobrir com água. Cozinhar em fogo baixo até que a rabada esteja bem macia e soltando do osso.
Dicas de acompanhamentos
Pirão de rabada
Arroz branco
Polenta
Macaxeira cozida
Visits: 9
Comentários desse post