Sururu, Patrimônio Imaterial de Alagoas, é bom no capote (casca), no leite de coco, no azeite, na manteiga… Mas, o molusco na versão bolinho ficou pra lá de chique. Em vez da farinha de trigo, entrou em cena a macaxeira. Ele ainda ganhou uma maionese de dendê para encantar ainda mais o paladar. A novidade é do restaurante do Engenho da Barra (@engenhodabarra.al), sob o comando do chef Gabriel Andrade, menino novo que já está fazendo bonito na cozinha. O novo empreendimento é do trio Luiz Artur, Lucas Holanda e Bernardo Leahy que trouxe a boa gastronomia, e a cachaça Barona, para um espaço bem charmoso na cidade da Barra de São Miguel.
O projeto arquitetônico e o menu do Engenho da Barra – com foco na valorização dos produtos alagoanos – têm a assinatura de Lucas Holanda.
No time de petisco, o pastel de camarão está mais alagoano e saboroso com o creme de queijo bazulaque (da cidade de Maribondo), e os crustáceos são flambados na cachaça BARONA, envelhecida em barris de Umburana. E para escoltar, aioli de alho com ervas.
A codorna, tão tradicional no alho e óleo, virou recheio de coxinha com catupiry e páprica defumada, empanada na farinha panko, e vem acompanhada de aioli de cenoura. Os drinques merecem toda atenção. O Flor do Agreste é gin da casa infusionado com mel da Palatéia (comunidade da Barra de São Miguel), misturados com tônica e maracujá. Já a caipirinha de pinha com a cachaça do próprio engenho também tem o tom acentuado alagoano.
Os petiscos para compartilhar são bons, e assim acabei não provando os pratos principais que vão da parmegiana aos frutos do mar. Agora, pela qualidade e sabor das entradas, com certeza os pratos principais seguem o mesmo padrão.
Já as sobremesas banana flambada do engenho e gateau do Engenho são agraciados com os sorvetes da Sorveteria da Praça da cidade de Coruripe. Ou seja, mais Alagoas na cozinha do Engenho da Barra.
Gateau do engenho é bolinho de milho recheado e coberto com doce de leite. Acompanha duas bolas de sorvete de coco. A banana é flambada na cachaça Barona prata e ganham sorvete de banana e caramelo salgado. Os sorvetes são da Sorveteria da Praça da cidade de Coruripe.
Quem são – Os irmãos Luiz e Bernardo, desde criança, passavam as férias na Barra de São Miguel, e sempre sonharam em investir na cidade do litoral sul. Eles se uniram ao amigo Lucas e abriram o Engenho da Barra, onde finalizam o processo da cachaça Barona e também envasam vodka Voa e gin Almanaque. O trio caprichou na arquitetura para o restaurante também ser palco de festas, casamentos, noivados, shows…
Gabriel Andrade, que comanda a cozinha do Engenho, é estudante de gastronomia, mas já tem 10 anos de estrada. Trabalhou em hotéis e restaurantes, começou no serviço gerais, e atualmente responde pela chefia da casa.
Rota: Engenho da Barra
Preço: de R$ 12,00 até R$ 195.00/Aceita-se cartões
Funciona de terça a quinta das 12h às 18h30/ Sexta das 12h às 23h/ Sábado das 11h às 23h/ Domingo das 12h às 18h30
R. Luís de França, 30 – Centro, Barra de São Miguel
Visits: 16
1 comentário
Alberty paz
8 meses Atrás
Rapaz que lugar maravilhoso, já quero ir