A partir de agora não jogo mais a casca de banana no lixo! O que seria lixo, vira carne vegetal. É fácil de fazer, basta tirar a polpinha branca da casca. Existe um monte de receitas na internet, também recebi uma da Aldeia Verde (@aldeiaverdemaceio), mas dei uma mudada porque não curto a páprica. Busquei inspiração no bife de panela da Marinalva, do saudoso restaurante do Duda, que usa legumes, coentro, vinagre, cominho, alho e pimenta do reino, e acrescentei o shoyu Pindorama . Deu certo, fica guisadinha e bem temperada.
Para a nutricionista Débora Wagner, a casca da banana tem fibras maravilhosas e mineirais, como o cálcio. Para a receita da carne de casca de banana, você vai precisar de tomate, cebola, pimentão, limão, coentro, alho, cominho, azeite, vinagre, shoyu e oito bananas prata.
A carne de casca combina com arroz, macarrão, bolacha… Eu usei no pastel e adicionei um pedaço de queijo muçarela, dei de presente sem dizer o que o era e recebi críticas positivas: “Uma delícia aquela cebolinha bem macia e temperada, ótimo equilíbrio entre a carne e os legumes! Nos remete direto a um ótimo pastel de boteco!”, disse a psicóloga Joceline Oliveira, uma das minhas cobaias nessa experiência.
Ingredientes
8 bananas
1 cebola
1 tomate
Meio pimentão
3 cabeças de alho
1 colher de chá de cominho
3 colheres de sopa de vinagre
2 colheres de azeite oliva
2 colheres de sopa shoyu Pindorama
limão
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
Retire as cascas das bananas
Com ajuda de um garfo arranhe polpa branca da carne, e retire toda a polpa.
Com todas as cascas sem a parte branca, cubra de água e acrescente duas colheres do sumo de limão e deixe por 15 minutos.
Na panela coloque tomate, pimentão, cebola, coentro e alho (todos picados) no azeite, deixe refogar para amolecer.
Escorra a água, corte as cascas em pedaços e junte aos legumes, coloque o shoyo, e deixe cozinhar até ficar mole e acerte o sal.
Sirva a carne de casca de banana com o que você gosta, no pastel é 10.
Visits: 50
Comentários desse post