Amo cuscuz de arroz, uma tradição alagoana espalhada em várias cidades do nosso estado. Em Penedo tem a receita secular de Pureza, que há cinco anos chegou em Maceió, no bairro da Ponta Verde, com o restaurante A Carroça. Lá o cuscuz vem escoltado com carne de sol (desfiada e das boas) , queijo coalho e tapioquinha doce molhada. É bom? Não, se amostra. Infelizmente não conheci Pureza, mas pra mim ela é patrimônio alagoano. E sabe por que? Ela passou o saber e o fazer da tradição para as filhas, e atualmente a quarta geração, o bisneto Rodolfo Cavalcante, segue o legado saboroso para nossa felicidade.
E porque esse cuscuz de arroz é bom? É artesanal, os grãos são secos, moídos até virar uma farinha fina, depois é misturado ao bagaço de coco e segue para cuscuzeira (modelo de dona Pureza). São quatro cuscuzeiras adaptadas numa panela, quando termina de colocar a última massa, o primeiro já está pronto. Sai quentinho e ganha um banho de leite de coco. Chega na mesa molhadinho, com um leve agridoce do leite de coco, mas é salgado e de tão delicado, desmancha no céu da boca.
O cuscuz de arroz é bom sozinho, ótima opção para os veganos, mas com a carne de sol desfiada (amo) e queijo coalho é amor para sempre em A Carroça, em Maceió e Penedo!
Também é bom: A sopa é preparada no caldo de carne com batata, cenoura e jerimum. É de uma delicadeza, e vem com torradas, bem tipo de pedir bis. Mas reserve um espaço para o tostex numa versão bem nordestina, queijo catupiry e carne de sol, que além de saborosa é de uma lindeza de pão com a crosta dourada.
Tradição – O cuscuz de arroz de Penedo é uma tradição de mais de 100 anos, começou com a bisavó, Pureza, que passou para a avó Jaci, depois à tia Nilde e, por fim, para a mãe de Rodolfo, Rosilene, que prosseguiu a trajetória saborosa na cidade de Penedo.
Rodolfo é quarta geração da “fazedor”desse cuscuz. Ele começou fazendo a guaria e a vendendo por encomenda em casa, tudo em nome da diversão. O penendense juntou a grana dessa venda, agora não mais para as festas de interior, guardou as moedas suficientes para comprar as passagens para Olimpíadas do Rio de Janeiro, e lá se foi realizar um sonho em sua vida.
Rota: A Carroça
Preço: cuscuz a partir de R$ 6,00/ cuscuz com carne de sol, queijo e tapioca R$ 28,00/Aceita-se cartões
Av. José Sampaio luz 578, Ponta Verde/ Telefone: 82 99347-9727
Funciona de segunda a sábado, a partir das 17h
Visits: 58
1 comentário
Simone
5 meses Atrás
Parabens, linda sua combinacao de cores, que a alegria do povo nordestino. A disposicao dos pratos esta perfeita. Visualmente bela convida a degustacao. O balanceamento dos nitrientes combina para um alimento completo. Sugiro uma salada de frutas e folhas para acompanhar.