Do Hotel São Francisco captamos a melhor fotografia de Penedo é a que mostra a Igreja Nossa das Correntes e o Rio São Francisco. Para registrar o cartão postal da cidade é preciso ser hóspede, almoçar ou jantar no Hotel São Francisco, um belo exemplo da arquitetura moderna, inaugurado em 31 de janeiro de 1962, que revolucionou Penedo.
O primeiro hotel luxuoso de Alagoas chegou com cinema para mil pessoas, lanchonete e sorveteria. Na época, a lua de mel dos apaixonados era no São Francisco, sem contar as inúmeras celebridades que por passaram por lá, como Ariano Suassuna, Eva Wilma, Roberto Carlos, Roni Von, Glória Menezes, e tantos outras estrelas viveram momentos inesquecíveis no hotel da família Peixoto.
A construção, com seis andares e 52 apartamentos, tem o melhor café da manhã da região, com coalhada caseira, biscoitinhos fabricados na cidade, mungunzá… Hotel São Francisco: Av. Floriano Peixoto, 237 – Centro Histórico, Penedo Telefone: (82) 3551-2273
+ Arte: Pontos e Contos (@pontoscontos) é a cara de Penedo e também inspiração para mulheres ribeirinhas, que bordam em bolsas, sacolas, vestidos, porta-joias e enxovais, as festas, as igrejas, e as histórias da cidade de Penedo. O dia a dia dos ribeirinhos são bordados com linhas coloridas no vaivém do rio São Francisco, com a graça, a beleza e a identidade cultural de um povo. Praça. Mal. Deodoro, 39 – Centro Histórico, PenedoTelefone: 82 99925-7768
Perto de Casa Restaurante (@restaurantepertodecasa) oferece cardápio variado, funciona de Segunda a Sexta das 17h às 23h e nos dias de Sábados das 11h às 00h ( Av. Clementino do Monte, 163, Centro). Já Yspeto’s Grill (@yspetos), um dos melhores lugares de carne no centro histórico de Penedo. (Praça Jácome Calheiros, 79 – Centro Histórico)
Tradição – O bem receber dos penendenses tem o sabor do jacaré cozido no leite de coco, uma tradição presente nos lares e restaurantes. O réptil, de carne branca, lembra a textura de frango e sabor de peixe. Para acompanhar a iguaria, arroz, farofa com caldo do jacaré e o molho de pimenta de cheiro, cebola roxa e coentro. Quem faz o prato, divinamente, é a alagoana Vera, do Forte Maurício de Nassau. Do bichinho, ela usa o rabo e os “quartos”, que são escaldados, desossados e desfiados. Depois segue para panela com legumes e leite de coco em fogo médio até ficar macio. Para finalizar, o azeite de dendê.
Bar do Jorjão: funciona na casa da família de Nelma Márcia, que comanda a cozinha com maestria e sabor. Em suas panelas é produzida a gloriosa caranguejada com pirão aromatizado com pimenta de cheiro. O restaurante fica na lateral da Igreja do Rosário, o que já garante sombra e uma brisa agradável. Os caranguejos guaiam vêm das cidades de Piacabuçu (Alagoas) e Brejo Grande (Sergipe). Telefone: (82) 3551.5932
Para navegar em Penedo, contrate os serviços da agência Peixoto Tour (@peixototourpenedo ) para fazer o passeio de barco pelo Rio São Francisco com duas paradas estratégicas. A primeira do lado sergipano, no povoado de Carrapicho (Santana de São Francisco), onde vende artesanato de barro; já a segunda parada é no solo alagoano para comer pilombreta do Bar do Galego, na beira do Velho Chico. Depois de assistir ao espetáculo do pôr do sol, “pernas para que te quero” para caminhar pelas ruas da bela Penedo.
Marituba do Peixe: Imperdível é a galinha de capoeira com pirão do Novo Point, com sombra das árvores, lugar onde o vento dá um tempo ao calor para a gente se fartar nas comidinhas de Nalva Gomes. A alagoana passou um tempo na cidade paulista de Santos, onde aprimorou os conhecimentos culinários e trouxe de lá a cebola empanada.
A galinha de capoeira é temperada nas tradições com cominho, pimentão, cebola e alho. “Na minha cozinha só entra a galinha de capoeira, porque é a mais saborosa”, diz alagoana. Já o sucesso da cebola empanada, leva limão, sal e mix de duas farinha. Não leva ovo e fica surper crocante. Tudo da Nalva é de comer rezando e lambendo os beiços, o pirão é a glória.
Novo Pont: Povoado do Murici – Marituba do Peixe/ Funciona todos os dias das 11h as 20h/ 82 99162-7169 e 99910-1325
Dica: Dessa vez não fiz o passeio de barco na Marituba do Peixe, mas guardo na lembrança o que fiz no ano de 2020. No percurso no barco estreito, a gente vai contemplando o pantanal alagoano com sua flora rica, com as patacas (lembra vitória régia) e muitas flores amarelas que nascem do lodo. A experiência é única.
Quem faz o roteiro é o Peixoto Tour (@peixototourpenedo ), com contemplação, passeio de barco e almoço na Marituba do Peixe, tesouro penedense. Peixoto Tour – Passeios de lancha – 82 99102-8227
Rota: Penedo
A jornalista Nide Lins viajou com apoio do Hotel São Francisco, Vila Dão Pêdo, e a guia de turismo Fabricia (@penaruamaceio)
Visits: 10
3 comentários
ALÍRIO TORRES MACHADO
5 meses Atrás
Nide, a arte de barro fica na Cidade Sergipana de Santana do São Francisco, antigo povoado de Neópolis, antes de virar município chamava-se Carrapicho.
Geraldo Lemos
5 meses Atrás
Fiquei simplesmente encantado com tudo isso… maravilhoso. Um dia irei conhecer…!!
Simone
5 meses Atrás
Conheci Penedo devido ao influenciador Carlinhos Maia fiquei verdadeiramente encantada com a cidade parece um cartão postal, um quadro pintado a mão pense em uma cidade história bonita, pretendo ir outras vezes