Vocês sabiam que os japoneses tem uma sopa para chamar de sua? Tem sim! E se chama Lamen! Nasceu na China, mas foi aprimorado no Japão, e, lá, virou uma tradição que come-se a qualquer hora do dia. O preparo clássico é à base de carne suína e macarrão, é forte, e aquece o coração e o corpo. Em Maceió, quem bem faz é a chef Maki Takada Tani do restaurante Maki Izakaya (@makiizakaya). O restaurante, no bairro de Cruz das Almas, é de cozinha oriental tem culinária japonesa, chinesa e coreana. Vamos conhecer?
O caldo, o coração do lamen, leva 48 horas para coação e leva mais de 15 ingredientes que dão seu sabor, mas você pode escolher de carne suína, frango ou de frutos do mar, todos vem com macarrão e ovo cozido.O caldo é feito a base de cartilagem suína e frango, ficando com o gosto mais encorpado, na minha opinião, deixando tempero quente no paladar e refrescante do gengibre.
A chef japonesa Maki Takada Tani trouxe para Maceió a sua cozinha afetiva com receitas do mundo oriental, e tudo é bom, com a leve refrescância do gengibre, do shoyu… Por onde começar? Primeiro chame os amigos, porque o conceito do bar é para compartilhar as comidinhas japonesas, chinesas e coreanas são perfeitas.
Muitas das receitas do bar são as lembranças de comida caseira da chef Maki, como o saboroso Yuurinti, que são pedaços de frango crocante com molho cítrico e cebolinha. Dica: raspe o franguinho no molho, é imperdível! Já Bulgogi é a carne bovina com pimentões coloridos no tempero coreano, e é o casamento perfeito com cerveja artesanal da Hop Bros.
Para quem busca algo mais clássico da culinária japonesa, aposte no Butterfy (rolinho de arroz com ova massagô, gergelim e recheio com tempurá de camarão e cream cheese) e vem com surpreendente conserva de rabanete, um pouco agridoce e bem agradável ao paladar. Tartar de salmão com pão naan (produção da casa) e carpaccio de barriga salmão, seguem a linha das tradições orientais.
Quem são? Na mesa, feijão carioca com bacon e linguiça. Para escoltar frango ao forno, arroz e salada. Já imaginou conquistar seu amor com esta receita? O alagoano Akira Takada Tani não apenas imaginou como o preparou para sua futura esposa Maki, no primeiro encontro, lá no Japão. E assim, o bom rapaz conquistou a mulher dos seus sonhos pelo coração e, literalmente, pela boca. E amor dos dois segue no Maki Izakaya.
Akira é alagoano, filho de pais japoneses ( leia-se Família de empreendedores da famosa Lojas Tokyo no Centro de Maceió) e Maki é legítima japonesa da Província Tochigi. Eles se conheceram no Japão, e foi preciso duas festas para acontecer o primeiro encontro oficial do casal no ano de 2008, com direito ao almoço bem brasileiro. Mas, logo em seguida, Akira retornou para Alagoas. No lugar do bar também tem o nome Tokyo que será um futuro prédio.
Rota: Maki Izakaya (@makiizakaya)
Preço: de R$ 12,00 até R$ 210,00 (Combinado com 27 peças/ Aceita-se cartões
Funciona de segunda a quinta das 18h as 22h/ sexta e sábado das 18h as 23h
Visits: 46
1 comentário
Oliveira
8 horas Atrás
Muito bom.