“Nide, meu vinagrete acabou, mas amanhã venha para provar com acarajé, você vai gostar”, disse-me Socorro da Acarajé da Socorro(@acarajedasocorro. E fiquei pensando, o que teria de especial no vinagrete já que o acarajé da alagoana já é um espetáculo? Bom, domingo, às 9h, cheguei em busca do vinagrete perfeito com tomate, cebola, coentro, vinagre e sal. E realmente é uma obra de arte da culinária brasileira, quadradinhos minúsculos, super delicados e temperados na medida certa . Quem consegue cortar os legumes na ponta da faca com arte, é porque ama cozinhar. E assim, Socorro revelou ser é a melhor dona de acarajé de Alagoas, quiçá do Brasil, com todo respeito aos baianos (afinal acarajé é patrimônio da Bahia). E tem mais, o recheio de camarão é show, não tem casca e o molho é pirão preparado do caldo do crustáceo.
Amei! Então, prepare-se, o Acarajé da Socorro será uma das estrelas do Prazeres Barra, evento da Associação dos Empresários da Barra de São Miguel, de 2 a 4 de fevereiro, das 17h até as 22h, na cidade da Barra de São Miguel, com foco nas comidinhas de frutos do mar. Além de comes e bebes também vai ter artesanato e shows no clima carnavalesco.
Em breve conto mais sobre o Prazeres da Barra, que tem minha curadoria em parceria com a nutricionista Helena.
Contudo vamos contar mais sobre o Acarajé da Socorro, com 33 anos de tradição na cidade da Barra de São Miguel. O bolinho de feijão fradinho é fofo, agora, o recheio é que é a grata surpresa. O camarão não tem casca, e do caldinho do cozimento é adicionado farinha de mandioca para engrossar com tomates também cozidos no caldo do crustáceo, assim incrementando o sabor do fruto do mar ao molho encorpado.
“Faço tudo com paciência”, conta Socorro sobre o vatapá que também acompanha a acarajé. A receita leva amendoim, castanha, peixe, leite de coco e pimenta. E confesso, não curto vatapá, mas o da Socorro é leve. Já o vinagrete, repito é uma arte da culinária brasileira.
Maria do Socorro é de Maribondo, simpática com os clientes, e sorrindo diz: “levei um ano para acertar a receita de acarajé. Tinha gente que comprava para me ajudar”, contou. Mas hoje é rainha do acarajé, vende tudo, e com ajuda da família trabalha em eventos, é só chamar.
Socorro trabalhou na roça, foi empregada doméstica, camareira, copeira, telefonista… Mas hoje é dona do seu negócio, e na minha opinião a melhor chef de acarajé. Duvida? Vá até a Barra de São Miguel (próximo a pousada Barra Sol, sentido praia) provar acarajé perfeita de todo universo do dendê!
Rota: Acarajé da Socorro
R$ 12,00 (Acarajé com camarão, vinagrete e vatapá)
Funciona de terça a domingo, a partir das 10h no verão
Telefone: (82) 99349-8111
Barra de São Miguel (próximo a pousada Barra Sol, sentido praia)
Visits: 149
Comentários desse post