Você gosta de ostras? Se a resposta for sim, saiba que a Barra de São Miguel é um paraíso das ostras. Por toda extensão do mar têm jangadas com os moluscos esperando para serem apreciados, uma tradição culinária na cidade mais badalada do litoral Sul de Alagoas.
Agora fica ligado: de 2 a 4 de fevereiro, no Festival Prazeres da Barra, você vai achar ostras depuradas com vários molhos pela OsTrês, empresa social, que comercializa os moluscos para bares, restaurantes e hotéis.
Gostou? Então tem mais… Convido vocês a fazer o passeio de barco a Associação Paraíso das Ostras na Vila Palatéia (comunidade de pescadores da Barra de São Miguel que cultiva ostras) e depois saborear o caldinho do molusco mais gostoso no restaurante da associação.
Na comunidade da Palatéia, mais de 500 famílias vivem do sustento do pescado em geral, mas a ostra tem um potencial enorme. Segundo Marco Zanetta, da OsTrês, os manguezais são berçários e habitats naturais das ostras, e as cultivadas na Palatéia são nativas.
A empresa realiza a depuração, que é o ato de limpar ou purificar as ostras em uma água limpa, de forma artesanal, utilizando filtros mecânicos e luz ultravioleta. Sua comercialização gera, hoje, cerca de R$10.000 reais mensais para a comunidade, que iniciou as atividades apenas em setembro.
“Temos a confiança de grandes chefs parceiros, como Wanderson Medeiros, Andrea Britto, Izabel Pinheiro e Primícias, que utilizam nossas ostras em seus eventos, além de restaurantes e resorts”, disse Zanetta
Rota: ostras depuradas
2 a 4 de fevereiro, das 17h até 22h Festival Prazeres da Barra na orla da Barra de São Miguel
Encomendas pela OsTrês: 82 99914-9682
Associação Paraíso das Ostras: 82 9942-9475
Visits: 46
Comentários desse post