Quando o restaurante Nalva (@nalvacozinhaautoral) abriu as portas na cidade histórica de Piranhas, nasceu uma nova era da gastronomia alagoana com o chef Antônio Mendes (@antoniomendes01). Os ingredientes sertanejos deram o tom: leite de cabra, umbu cajá, cacto, piau preto, pitu, tilápia, queijo brazulaque, rapadura, bode… E agora, o chef Antônio se une ao chef Roger Lima (@chefrogerlima) do (@milagrosa.co), outro menino que valoriza os pescados do litoral alagoano com pegada japonesa, no jantar Pescados Alagoanos do Litoral ao Rio São Francisco, no dia 23, ás 19h30, no Nalva. Vamos saborear essa história.
Saborear o encontro de dois chefs que valorizam ingredientes alagoanos, ainda mais na cidade de Piranhas, beijada pelo Rio São Francisco, com seu casario colorido e histórico, é bom demais! Veja o cardápio do Pescados Alagoanos do Litoral ao Rio São Francisco:
Entradas frias
Roger Lima: Sashimi de lagosta com azeite mix de ervas e salsa de trufa e sushi de peixe do dia
Antonio Mendes: crudo de camurim do Rio São Francisco com mascarpone (queijo italiano) de cabra, ponzu (molho oriental) de laranja bahia, furikaki (tempero) sertanejo, gel de umbu cajá e broto de coentro.
Entradas quentes
Roger Lima: abóbora cremosa com sofrito (refogado) conserva de ostra milagrosa, e misso com ostra e shitake com crocante de alga e alho-poró frito.
Antonio Mendes: brioche de macaxeira frito com linguiça de pitú, com maionese de kimchi de cactos, cebola roxa marinada no limão siciliano, couve frita e mostarda dijon.
Pratos principais
Roger Lima: kare de polvo, camarão e porco grelhado na brasa com arroz branco (gohan).
Antonio Mendes: filé de tucunaré com legumes da horta nalva grelhados, bernaise de pimenta de cheiro, ovas e espuma de massunim.
Sobremesas
Roger Lima: cocada dos milagres com sorvete de tapioca, caramelo e flor de sal.
Antonio Mendes: entremet com geleia de cactos com maracujá, chocolate branco e botarga (ovas de tainha).
Arrume as malas porque o jantar será o manjar, não dos deuses, mas das carrancas, afinal, são obras de arte que possuem uma história única e significado cultural profundo. Essas esculturas são encontradas principalmente em embarcações fluviais do Rio São Francisco, servindo como amuletos protetores contra os perigos das águas.
Pescados Alagoanos do Litoral ao Rio São Francisco, no dia 23, ás 19h30, no Nalva. Reservas: (82) 9 8153-3801
Visits: 97
1 comentário
Breno Santana
6 horas Atrás
Ansioso para ver as grandes maravilhas gastronômicas que surgirão a partir desse evento inovador. Ouvi falar muito sobre o chef Roger Lima; até li a sua matéria sobre ele, tenho muita vontade de conhecer o Hatsu Izakaya. De lá, eu já provei a cerveja artesanal criada pela Caatinga Rocks, a Hattori Hanzo, é uma das minhas preferidas. Estou muito empolgado para ver essas duas grandes mentes criativas em ação.
Desde que o chef Antonio Mendes trouxe seu talento e ideias para nossa cidade de Piranhas, um novo mundo de possibilidades se abriu. Oportunidades como essas são brilhantes. Trazer para cá apaixonados pela alta culinária nordestina e conhecerem a beleza única e encantadora da Lapinha do Sertão é um dos passos para Piranhas dominar o mundo!