Banoffee dos deuses, existe sim! E quem bem faz essa delícia é a Sylvia Gomes Nogueira, carinhosamente conhecida como Syl da Black Brownie (@brownie.black). Na receita, a base é de biscoito e ao invés da banana crua, a fruta é caramelizada. E se junta ao doce de leite artesanal, chantilly saborizado, caramelo salgado com especiarias (noz-moscada, cravo e canela) e por fim a farofinha crocante de canela (bem leve no sabor), enfim, a gente come o doce rezando. Aliás, os doces são as estrelas da cafeteria, e tudo começou com os brownies. Na época, como estudante de direito, Syl os fazia para vender na universidade em busca do sonho de realizar intercâmbio em Londres. Na cafeteria também tem salgados e cafés especiais da RDV Roasters.
O talento para confeitaria Syl herdou da sua tia avó, a gaúcha Vera Carreño, uma doceira de mão cheia. E o açúcar sempre foi o elo entre elas, mesmo em territórios diferentes, os doces vinham do Rio Grande do Sul para Maceió. “Nos primeiros aniversários os doces eram sempre dela. Minha tia avó enchia a boca pra contar todos os detalhes de uma receita, todas as memórias que rodeavam aquela experiência e isso sempre me encantou”, contou.
Black Brownie é uma cafeteria lindinha, cheia de gostosuras, doces, salgados e cardápio de café especial da RDV como, o tramissú coffe (espresso, leite, cacau, uma misturinha da nhá com creme de queijo suave remetendo ao mascarpone e biscoito champagne pra você molhar no café).Também no mesmo espaço o atelier dos bolos pintados a mão (apenas por encomendas com dois dias de antecedência) que são obras de arte.
Então fica até difícil dizer por onde começar, não é? A banoffe foi a minha predileta, os brownies vão dos simples aos recheados, uma variedade. No time dos salgados, a torta de frango é uma refeição perfeita, de massa leve e franguinho desfiado perfeitos. Além das quiches que cativam o paladar.
Quem é: Syl Nogueira é uma menina super talentosa e apaixonada pelo mundo da confeitaria, que sempre adoçou seus sonhos. Desde os 12 anos já fazia os doces dos almoços da família. Aos 17 anos iniciou sua trajetória, a primeira marca chamava “cantinho do sabor”, ela fazia e vendia as “Trufas Carreño” – uma receita da tia avó – com chocolate, amarula e castanhas. “Essa receita tem um valor sentimental enorme e foi o que sustentou a mudança da minha mãe e da minha dinda à época, em 1994”.
O nome Black Brownie surge durante a segunda faculdade da Syl, Direito pela UFAL, quando teve a oportunidade de morar em Londres por alguns meses. Para arrecadar fundos para a viagem, começou a vender brigadeiros. No retorno ao Brasil, as pessoas começaram a lhe pedir que vendesse o brownie, um sucesso em todos os encontros com os amigos da faculdade.
Na pandemia começou a fazer os primeiros bolos decorados e o mais especial, a massa podia ser com a massa brownie, coisa que até então não se via por aqui. O primeiro ateliê surgiu em março de 2021, em uma sala de 45m2 dividida entre recepção e cozinha. “Em 2024, nosso Black Brownie virou cafeteria, desejo antigo meu, uma fanática por café e bons doces”.
São seis 6 tipos de massas de bolo e 16 sabores de recheio. As massas são todas criações da Syl que passaram por diversos testes e modificações ao longo dos anos. São massas com base amanteigada, estruturadas para receber a quantidade certa de recheio e a cobertura que ela trabalha – buttercream de merengue suíço. E cada bolo é uma obra arte, porque Syl é artista plástica da doçura.
Rota: Black Brownie
Preços a partir de R$ 19,00 até 19,90/ Bolos decorados por encomenda a partir de R$ 230,00
Funciona: terça: 14h às 18h30 | Quarta a dom: 12h às 19h
Visits: 720
2 comentários
Vinicius
2 meses Atrás
Uma artista incrível! E os melhores doces de Alagoas.
Thaísa Carvalho
2 meses Atrás
Tudo que já provei de lá é delicioso.
Inclusive meu bolo de aniversário desse ano foi da Black Brownie e só recebi elogios.