“Um dos nomes mais importantes na história do jornalismo, gastronomia e enologia nos deixou hoje. Um ser humano sensacional, generoso, genial. Meus mais sinceros sentimentos à família, e também a todos que tiveram a sorte de conviver com Ricardo Castilho. Meu amigo querido, que Deus o receba em sua graça.💔 @dicasdaclauesquilante @rcastilhojr @jpesquilante @carolesquilante @prazeresdamesa”. Dia 18, logo cedo, leio essa mensagem do alagoano, chef Guga Rocha, suas mensagens, sempre alegres, dessa vez é de tristeza, pela partida precoce, deixa o jornalismo brasileiro de luto.
Ricardo Castilho, jornalista, paulista, não era influenciador nos moldes atuais, mas ele teve um papel importante no jornalismo gastronômico do Brasil. Com sua revista Prazeres da Mesa influenciou o mundo, mostrando o que nosso país tem de bom: a nossa culinária, os nossos chefs, os nossos cozinheiros… Em especial, em Alagoas, Castilho fez amigos e inúmeras matérias sobre nossos sabores e nossos talentos, como Wanderson Medeiros, André Generoso, Roger Lima, Serginho Jucá, Jonatas Moreira, Simone Bert, Antônio Mendes, Sandy Farias… Alias, não apenas Alagoas teve vez na revista, com sede em São Paulo, mas o Nordeste sempre foi pauta da Prazeres da Mesa.
A última vez que encontrei Castilho foi no Festival de Gastronomia, na cidade de Piranhas. Com sua esposa Claudia, era só felicidades no sertão alagoano. E foi, além de jornalista, um profissional que fez a diferença na gastronomia brasileira.
À família do Castilho, meu abraço fraterno, e vida longa aos Prazeres da Mesa.
Castilho, presente!
Visits: 0
Comentários desse post