No ano de 2021, em plena pandemia, muita gente apostou na culinária para sobreviver, viver, partilhar. E o delivery era a salvação… Nesse cenário, conheci o pão de queijo Família Mineira (@paodequeijo_familiamineira), empreendimento familiar de Ana Lúcia e Pedro Henrique, mãe e filho. Agora, em 2024, a empresa continua levando um pedaço de Minas Gerais para nossos corações. Os pães, além do sabor tradicional, têm de ricota, provolone, gorgonzola, funcional, no total de sete. Continuo fã do sabor de queijo do reino, mas o zero lactose é o líder de vendas. E tem novidades: os pãezinhos ganharam recheios de cream cheese, bacon e Romeu e Julieta (queijo e goiabada).
Gostou? Então vem comigo lembrar essa história de sucesso.
Os pães de queijo chegam congelados e é super fácil de fazer no forno tradicional, no waffle e no Airfryer. Na receita, polvilho doce e azedo, queijos, ovos, leite integral, óleo vegetal, sal e, claro, a tradição do coração da família mineira de bem receber, com “cafezinho” e pãozinho de queijo, continua em Maceió com Ana e Pedro.
“Normalmente, em Minas, fazemos o pão de queijo tradicional com o queijo Canastra, mas em Maceió, a pedido de amigos e clientes, adicionei queijos especiais. Fiz o teste, junto com meu filho, e deu certo, os clientes gostaram da novidade”, relata Ana Lúcia. Os principais ingredientes com o queijo da canastra e polvilho vêm diretamente de Minas Gerais. Até os amigos, quando vêm para Maceió, trazem esse ouro de Minas Gerais para a receita ficar mineiríssima.
Trajetória – No primeiro ano da pandemia, Pedro Henrique ficou desempregado e Ana lembrou que o pãozinho da receita queijo, uma tradição da família mineira, é a comida sagrada que une todos em torno da mesa. E assim, os dois começaram a produzir os pãezinhos, para a felicidade deles, e da gente também.
Ana aprendeu com a avó e a mãe, pois as mulheres mineiras sempre detêm o saber e o fazer das “quitandas” (biscoitos, bolos, pães, broas, pão de queijo, entre outros quitutes). “Quando pequena, eu me encantava pelo forno a lenha em brasas, brincava junto daquelas pessoas especiais, recebia um pedaço de massa das mãos de minha avó, aprendendo assim um novo encanto”, recorda Ana, nossa quitandeira de ouro em Maceió.
Ana é aposentada, e seu bem amado, é Gensel Buzzatti Scharlau, conhecido como gaúcho. No seu coração, pulsa as lembranças da mãe italiana e do pai alemão, portanto gosta de cozinhar e de vinhos. Quando visitei o doce lar da mineira para entrevistá-la, fui muita bem recebida com pãozinho de queijo. Provei matambre (carne de costela), preparada no forno baixo com tempero de chimichuri, divinamente preparado pelo Gaúcho. É dos deuses, e no pãozinho de queijo é bom demais. Espero que um dia o marido da Ana ensine a receita, mas o pão de queijo é bom também com qualquer tipo de carne, em especial a suína, ou queijo.
Pedro também faz os pãezinhos de queijo igual mãe, ou seja, a tradição da família segue saborosa mente. Então é só encomendar, com 24 horas de antecedência, e vamos ser felizes, com um cafezinho, por favor.
Como fazer
Forno convencional
Primeiro passo: pré-aqueça o forno por 10 minutos à 180° / 200° graus.
Segundo passo: coloque os pães de queijo em uma forma com pelo menos um dedo de distância entre eles.
Terceiro passo: deixe no forno de 25 à 35 minutos, observando o ponto de sua preferência (depende do forno)
Waffle: Retire o pão de queijo do congelador 10 minutos antes e coloque pra assar na waffle já quente até o ponto desejado.
Airfryer ou fritadeira elétrica: coloca o pão congelado dentro da airfryer com espaço de pelo menos um dedo de distância e coloca a 180 ° graus de 9 à 12 minutos
Rota Pão de Queijo Família Mineiro
Preço tradicional (1 quilo) – R$ 35,00 até R$ 50,00/ Telefone: 82 99955-2210
Visits: 7889
Comentários desse post