Ginga com Tapioca, nunca comi na minha vida, mas, confesso, estou curiosa para provar a delícia que estampa a capa do livro: Uma estória do cumé em Natal, do jornalista Max Fonseca, que retrata a história da gastronomia da capital do Rio Grande Norte. E se você gosta da literatura de comidinhas, fica ligado, no dia 17, das 16h às 16h30, no Ritz Lagoa da Anta, acontecerá o lançamento do livro, na Semana de Conhecimento da Abraseļ. Vamos, porque, além de viajar pelos sabores de Natal, o evento vai reunir chefs, confeiteiros, enfim, muita gente bacana que entende dos temperos aos negócios da alimentação fora do lar. Mas agora vamos saber mais sobre o livro Uma estória do cumé em Natal.
“Ginga com Tapioca é a marca dos caiçaras que viviam às margens do Rio Grande”, explica o jornalista sobre a tradição no Rio Grande do Norte, que foi declarada Patrimônio Imaterial do estado em 2019. Ginga é o apelido simpático do peixe da espécie Manjubinha, bem comum em toda a região. É um peixe pequeno, que mede de 10 a 15 centímetros, e costuma ser comido assado ou grelhado.
Marx, autor do livro Uma estória do cumé em Natal
Max Fonseca é jornalista, ama cozinhar, já teve restaurante, e para escrever o livro foram necessários mais de um ano de pesquisa e uns seis meses de escrita. “Há poucos registros, praticamente nunca ninguém se debruçou exclusivamente sobre a cidade em relação à Gastronomia. Muito garimpo, muitas consultas e checagens. Conversei com inúmeras pessoas e busquei tudo o que havia de livros, anotações e teses acadêmicas” , explica o autor.
O jornalista disse que a ideia surgiu, como a maioria delas , _ no cenário mais comum dos jornalistas, em uma mesa de bar. “Inicialmente seria a história dos bares e restaurantes da capital, mas vi que teria muito mais consistência se trouxesse nossa vivência à mesa. ○ livro conta a evolução da cidade através do que comemos ao longo de nossa formação social”.
“Uma estória do cumê em Natal trata do sabor nossa da terra, como chegamos até aqui, as influências que tivemos, como cada comida veio se constituindo em habito e quem a trouxe. É um livro pra ler, reler e apreciar as imagens. Mostra muito como se viveu e se vive aqui, uma verdadeira viagem à Natal de todos os tempos” , finaliza. O livro do jornalista é mais um registro importante para literatura da gastronomia nordestina, e Natal mostra agora seu tempero pelas páginas de Uma estória do cumê em Natal.
Lembrete: A terceira edição do meu livro Guia de Gastronomia Popular Alagoana, também vai estar lá para quem ainda não adquiriu ou deseja presentear os amigos, família, chef…
Guia da Gastronomia Popular Alagoana na Semana de Conhecimento da Abrasel
A 11ª Semana do Conhecimento da Abrasel vai até o entre o dia 17 de julho no Hotel Ritz Lagoa da Anta. O evento, que visa o aperfeiçoamento e reciclagem de conhecimento para associados e demais interessados, promete ser um marco para o setor de alimentação fora do lar.
Um dos destaque do evento são palestrantes de renome nacional, como João Barcellos, embaixador do iFood, e Renata Cruz, que abordará o tema “Cardápios Inteligentes”. Além disso, grandes nomes locais como Fernando Peron, Nicole Acioly e Rodolfo Diniz irão compartilhar seus cases de sucesso, enriquecendo ainda mais a troca de experiências entre os participantes.
Para conferir a programação completa e realizar sua inscrição, acesse: https://doity.com.br/semana-do-conhecimento-3#registration
1 comentário
Max Fonseca
14 horas Atrás
Valeu a força, Nide. Muito bacana! Abraço e nos vemos por lá.