Toda vez que viajo rumo ao Sertão, meu desejo número 1 é o café com leite e canela da Casa do Queijo (@casadoqueijooficial), na cidade de São José da Tapera. É arretado e, mais, é de graça! Isso mesmo: os cafés e até chás não custam nada, e ainda tem degustação dos queijos da casa. É muito mimo para os viajantes. O marketing mais saboroso é da família da alagoana Juliana Barbosa. Depois do café quentinho, vamos às compras, como o doce de leite em formato de anel de Olho D’Água das Flores, o melhor do mundo. Gostou? Vem comigo conhecer essa história sertaneja.
Gentileza gera gentileza, e quase todo mundo leva para casa um pouco de manteiga, queijo manteiga, doces, bolos, coalhada (maravilhosa) e os queijos coalhos temperados (charque, pimenta, azeitona, orégano e calabresa). Também tem os lanches, como as tapiocas e o sanduíche de queijo manteiga (amo). Por dia são, em média, 50 litros de café e 20 litros de leite fresquinho para nosso deleite, tudo a custo zero para os viajantes.
Depois do café com leite e degustação de queijos, sempre vamos às compras. Eu sempre trago para casa o “doce de leite em anel” da cidade de Olho D’Água das Flores, porque na Casa do Queijo têm produtos alagoanos e pernambucanos para nossa felicidade. O formato é de anel, a casquinha é levemente açucarada e o recheio, macio: uma glória. O docinho é preparado com esmero por Joseilma Barbosa Nobre, de Olho D’Água das Flores.
O anel de doce de leite é a gula sem pecado, tanto que sempre trago de presente para minha nutricionista, Caterine Frazão, que foge da dieta e se rende ao doce pecado. Na receita, três ingredientes: açúcar, leite de vaca fresco e afeto, porque é preciso muita paciência para fazer – são seis horas no fogo. Tudo começou por um erro: a mãe de Joseilma faz cocada, e um dia o ponto não deu certo. Assim, ela inventou o anel. Para nossa sorte! Agora, para comprar a doçura, tem que ir à Casa do Queijo ou à residência da doceira, Joselima, que fica na Rua 7 de Setembro, n.° 96, em Olho D’Água das Flores.
Rota: Casa do Queijo
Funciona todos os dias, das 7h até às 19h30
Rodovia AL 220, na cidade de São José da Tapera/ Telefone: (82) 9 9621-7731/ 9 9620-2331
Visits: 0
Comentários desse post