TOPO
Destaques sorvete

Sorvete São Judas Tadeu, tradição de Coruripe

Na minha viagem de dois dias perfeitos na Pousada Coco Pontall (@cocopontall), na cidade de Coruripe, tive o privilégio de finalmente conhecer Maria Lúcia Santos Souza, uma alagoana arretada que faz história com os sorvetes artesanais São Judas Tadeu (também conhecida com Sorveteria da Praça). E que trajetória linda! Lúcia e seu esposo Pedro Elias (in memoriam), ainda jovens, foram tentar a vida em São Paulo — ela como costureira, ele como motorista de ônibus —, mas, como todo nordestino, voltaram para o sol e o mar com o sonho de abrir uma sorveteria, mesmo sem nunca terem feito sorvete na vida. E deu certo: desde 1987, adoçam nossas vidas. O melhor é que, desde 2022, há uma filial em Maceió, a Sorveteria da Praça (@sorveteria_da_praca_). Gostou? Então vem comigo tomar um sorvete de cocada de coco verde.

Com dona Lucia na Sorveteria São Judas Tadeu

Isso mesmo, sorvete de cocada de coco verde, o mais amado entre todos os gelados, tanto em Coruripe quanto em Maceió. E tem uma razão: é feito com muito amor. Maria Lúcia retira a carne do coco verde, mistura com açúcar até fazer o doce (é bom demais), depois incorpora ao sorvete de coco, que também é preparado com leite de coco natural. O resultado é coco 100%, com pedacinhos da fruta.

Sorvete de cocada verde, a mais queridinha tanto em Coruripe como em Maceió

Maria Lúcia acorda cedo, às 4h30, prepara o café da família e depois segue para a sorveteria São Judas Tadeu para fazer os sorvetes. O de banana caramelada é outro feito com muito esmero. “O sorvete de banana também tem duas etapas, porque faço o doce de banana e depois junto tudo. E faz um sucesso”, conta Maria Lúcia.

Banana Caramelada a segunda mais amada

Qual sorvete você mais ama? Eu fico até confusa entre o de jaca, mangaba, ameixa, cocada verde… E o que dizer do picolé de maçã, aquele artificial mais gostoso que lembra a infância, o sabor da raspadinha?

Picolé de maça lembrança da raspadinha

História – Quando a pandemia trouxe o desemprego para muita gente, também trouxe novas oportunidades, como no caso de Roberto Porangaba, casado com Márcia Elias, filha de Lúcia. O casal trouxe essa história saborosa para Maceió, num trailer bem charmoso, com flores nas mesas. Em resumo, o Sorvete da Praça é alagoano e dos bons.

Sorvete de jaca é a gloria

Preço do sorvete a partir de R$ 7,00/ Picolé – R$ 5,00

Coruripe: Praça Castro Azevedo, 79, Centro, Coruripe/ Funciona todos os dias a partir das 8h

Maceió: Praça do Skate – Segunda a Sábado das 14h às 22h/ Domingo das 15h às 22h

Sorvete de tapioca

 

Visits: 0

«

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/