TOPO
Destaques Elas

Festival Carambola, nossa estrela alagoana

Evento cultural comandado por mulheres chega à 8ª edição celebrando a cultura alagoana e a música autoral

Organizar um evento não é fácil, mas essas mulheres, Didi Magalhães, sócia e à frente do Carambola, e Lili Buarque, idealizadora do evento, mostraram que, no cenário cultural alagoano, é possível, sim, com muita garra e determinação. No dia 15 de novembro, será realizada a 8ª edição do Festival Carambola, que reúne novos talentos, como Alice Gorete, do hip hop alagoano, e o gênio da música brasileira — e também alagoano — Hermeto Pascoal. Este ano, o festival acontece em apenas um dia, com todos os ingressos vendidos; será uma linda festa. A homenageada deste ano é a mestra Irinéia, da comunidade quilombola do Muquém, na cidade de União dos Palmares.

Hermeto Pascoal no dia 15 no palco do Festival Carambola

Didi entrou no Carambola em 2019. Na época, ela tinha uma galeria de arte, já realizava eventos culturais e trabalhava com direção de arte e cenografia. “Quando recebi o convite da Lili, idealizadora do Carambola, para fazer a cenografia, logo tivemos uma conexão. Naquela época, também com Fernanda Guimarães.Em 2023, acabei me tornando única sócia do Carambola e responsável legal do evento”, conta Didi.

Didi e Lili, duas lideranças femininas do Festival Carambola

O Festival Carambola se destaca por valorizar a arte e a cultura alagoanas, com foco na produção musical autoral e independente. Idealizado por Lili Buarque, o Carambola nasceu da necessidade de criar um espaço onde artistas locais com trabalhos autorais pudessem se apresentar e ganhar visibilidade.

O festival enfrenta desafios comuns à produção cultural no Brasil, como a captação de recursos e a busca por locais amplos e acessíveis para receber o público e as atrações. Este ano, o evento conta com o patrocínio do Nubank e da Secretaria de Turismo do Estado de Alagoas, além de contar com o apoio da Accor Hotels, cerveja Sol, Solara, Bird Viagens, Iber Músicas, Funarte, Instituto Movimento Cidade e realização do Ministério da Cultura. Esses apoios são essenciais para que o festival continue promovendo o turismo, o empreendedorismo e a economia criativa, fortalecendo Alagoas como destino cultural.

Flora, talento alagoano no Festival Carambola

Entre as atrações, uma presença especial promete emocionar o público e marcar esta edição do Carambola: Hermeto Pascoal. Gênio da música brasileira e orgulho de Alagoas, Hermeto aceitou o convite para se apresentar no mesmo palco que artistas locais e nacionais, muitos ainda em início de carreira e que terão a oportunidade de partilhar esse espaço e experiência. “É um privilégio que Hermeto toque conosco. Sua presença fortalece e incentiva a cena musical”, celebra Didi.

Festival Carambola não é apenas um evento musical; é uma plataforma que fomenta e celebra a cultura alagoana, dando voz aos talentos regionais e promovendo Alagoas como um polo de inovação cultural e artística.

Dona Irineia no seu atelier no Muquém

“Depois que eu descobri minha arte, acabou meu sofrimento”, revela a ceramista dona Irinéia Rosa Nunes da Silva, uma das mais reconhecidas artistas da cerâmica popular brasileira e Patrimônio Vivo de Alagoas desde 2005. Suas cabeças, santos e anjos, conquistaram admiradores para além do Brasil. Uma de suas obras mais famosas é “O Beijo”, inspirada no amor por seu esposo, Antônio Nunes, o Toinho (in memoriam).

Dona Irineia, será homenageada pelo Festival Carambola

Visits: 9

«

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/