TOPO
Destaques Turismo Gastronômico

Alagoas com muito axé

No dia 20, Dia Nacional da Consciência Negra, é tempo de viajar pelos sabores e pela história de União dos Palmares (@visiteosquilombosal), cidade que abriga a comunidade quilombola de Muquém, as delícias do Baobá, de Mãe Neide, o café da roça Ádapo, o Museu Maria Mariá e o Memorial Zumbi dos Palmares. Fiz esse roteiro em agosto de 2023, a convite do Sebrae Alagoas (@sebraealagoas) e da Prefeitura de União dos Palmares (@pref.uniaodospalmares), para mostrar que Alagoas é muito mais do que sol e mar. O estado tem a região turística dos Quilombos. Então, vamos viajar comigo? E digo mais: em União tem a melhor rosquinha do mundo, feita pela Panificação Wanessa (@panificacaowanessa3). Pode trazer um pacote para mim, eu aceito!

O Beijo e as Cabeças da ceramista Dona Irinéia na comunidade Muquém

Muquém: Em União dos Palmares, visite Muquém, uma comunidade quilombola famosa pela ceramista Dona Irinéia, conhecida por suas obras, como O Beijo e As Cabeças. O povoado abriga outros ceramistas e, além da arte decorativa, destaca-se pela produção de panelas de barro.

Café com produtos da agricultura familiar em União dos Palmares

Café da Roça
Cuscuz de massa puba com charque acebolado e ovos de capoeira… Hummm, bom demais! Assim começou o meu dia na comunidade quilombola, em União dos Palmares, com sabores tradicionais e autênticos. E como a gente também come com os olhos, fiquei tonta só de ver a mesa farta e colorida. Não sabia por onde começar, mas iniciei os trabalhos com mungunzá quentinho, pé-de-moleque, macaxeira e ovos. E haja comida! O melhor dessa história é que a maioria dos ingredientes vem da terra dos quilombos: macaxeira, banana-da-terra, batata-doce… Tudo fresquinho e com um sabor único.

Quer saborear esse café? Basta agendar com, no mínimo, dois dias de antecedência para grupos de no mínimo 15 pessoas. O contato é com Dorinha Cavalcante (@quilombolasadapomuquem5), da Associação Ádapo (que significa “aliança” no idioma africano), pelo telefone (82) 99407-9599. É muita felicidade!

Vista do Parque Memorial Quilombo dos Palmares

Zumbi
Subir a Serra da Barriga é um encontro com muito axé. No alto, o Parque Memorial Quilombo dos Palmares reconstitui o cenário de uma das mais importantes histórias de resistência à escravidão no mundo: o Quilombo dos Palmares – o maior, mais duradouro e organizado refúgio de negros escravizados nas Américas. Lá reinou Zumbi dos Palmares, o herói negro assassinado em 20 de novembro de 1695, data que marca o Dia Nacional da Consciência Negra. E lá, na Serra da Barriga, está o pôr do sol mais bonito do mundo, iluminando o horizonte da liberdade.

Moqueca de ovos do Baobá da chef Mãe Neide

Aroma do dendê
Nas panelas de barro do restaurante Baobá, a chef Mãe Neide prepara delícias como moqueca de ovo, amalá, galinhada, acarajé, caruru, vatapá e malungos. Cada receita é temperada com a história dos africanos que chegaram ao Brasil como escravos. Segundo Mãe Neide, muitas dessas receitas nasceram dos restos de comida dos brancos, como o feijão quilombola, preparado com grãos pretos e brancos misturados com pés bovinos e suínos, costela, bacon, linguiça e ervas verdes. Para acompanhar, o xequeté (com ou sem álcool), uma bebida feita com suco de maracujá, mel, canela e gengibre, que dá um toque especial ao paladar.

Baobá : Estrada para Serra da Barriga – União dos Palmares, Telefone: (82) 99670-6678

Mãe Neide, chef do Baobá

Museu Casa Maria Mariá –  Conta a trajetória da alagoana que revolucionou o seu tempo, professora, historiadora, jornalista e folclorista Maria Mariá de Castro Sarmento, Maria Mariá (16 de junho de 1917 – 28 de fevereiro de 1993), foi uma das primeiras mulheres a abraçar o feminismo em Alagoas. Destacou-se na defesa das liberdades femininas (foi primeira mulher a usar calças compridas e maiôs), na busca de uma educação moderna (aboliu, nas suas aulas, a “palmatória” e as pedrinhas que os alunos tinham de mostrar à professora à hora de ir ao banheiro) e se posicionou publicamente contra o descaso público com a educação.

O museu contêm móveis, utensílios, artesanato, artigos jornalísticos e fotografias colecionados e catalogados por Maria Mariá.

Dicas de agência de viagem para curtir União dos Palmares

:Partiu Excursões (@partiuexcursoes) (82) 99659-0648/ Lidi Mais Viagens (@arretadaspelomundo) 82 9124-1844/ MaçaiOK  (@macaiokbr)- 82 98822 0546/ MR VIAGENS E EVENTOS – 82 99662 3004/ Una turismo (@unaturismo) – 82 99912- 8065/ Viva Turismo de Experiência (@alagoasalemdepraias) (82)99349-2833/ Alagoas Tour (@alagoastourof) 82 99118-6475/ MBTOUR (@mbtouroficial) 82 99624-6169/ Onix Turismo (@onixturismo) 82 996407260/ Receptivo Quilombos (@jpfarias.oliveira) 82 99184-0913/ Pé Na Rua Maceió  (@penaruamaceió ) 82 99959.4273 / Kairos Turismo (@kairosturismo) 82 99974- 2525

 

Visits: 0

«

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/