De segunda a sexta, o feijão com charque é a grande estrela do Sol Nascente. Na cozinha apertada, o panelão exala o cheiro de comida boa. Afinal, o feijão carioquinha é temperado com cominho, tomate, cebola e alho, além de verduras como cenoura, abóbora, quiabo e maxixe. E, claro, o remate final fica por conta do charque em abundância, que dá ao prato um sabor irresistível. Quem mantém essa tradição no Centro de Maceió é Jane. E tem muito mais! Vem comigo conhecer essa história saborosa na antiga Rua da Alegria.

Feijão com charque, salada, arroz e macarrão do Sol Nascente
A casa foi fundada por Sebastiana, mas hoje quem mantém o legado com talento e dedicação é sua filha, Janilce Alves Santos, mais conhecida como Jane. Há mais de 45 anos, ela leva alegria ao Centro de Maceió através da comida. O charque utilizado tem pouca gordura, é cortado em tiras finas e chega à mesa no ponto certo de sal, tão macio que se desfaz apenas com o garfo. “Dessalgo em duas águas antes de cozinhar com o feijão. O segredo é o amor na cozinha”, revela Jane.

Sol Nascente: tradições no Centro
De segunda a quinta, o feijão com charque domina o cardápio e conquista os comensais que não abrem mão de uma comida caseira bem feita. Mas a tradição segue forte durante toda a semana: na terça-feira, por exemplo, provei a galinha ao molho pardo e adicionei a “graxinha” da galinha ao macarrão—uma verdadeira felicidade ao paladar. Nesse mesmo dia, também tem rabada, que acompanhada de uma boa farinha, vira um verdadeiro manjar nordestino. E na sexta-feira, a feijoada reina absoluta.

Feijoada do Sol Nascente nas sextas-feiras
Cerveja gelada nunca falta na modesta casa, e os sucos naturais ajudam a refrescar o verão alagoano. Para a sobremesa, há opções como a bananola (doce de banana), o lanche (biscoito com goiabada) e o tradicional nego bom, garantindo que o almoço termine com muita doçura.

Jane, chef poderosa do Sol Nascente
Rota: Sol Nascente
Preços a partir de R$ 20,00/ Feijão com charque: R$27,00/ / Aceita-se cartões
Rua Agerson Dantas, Nº 163 – Centro (depois do Quartel)/ Telefone (82) 98753-1274
Funciona de segunda a sexta, das 11h às 15h
Visits: 8
Comentários desse post