Andréa Britto nasceu em Aracajú. Ainda criança mudou-se para Penedo e assim se criou nas águas doces e generosas do Rio São Francisco. Aos sete anos de idade já tinha um banquinho para cortar os legumes: primeira tarefa como ajudante de cozinha de sua mestra, a babá Ivanilda Silva Santos. E assim seguiu seu destino de quituteira. Um bom exemplo é o sururu no vinagrete com legumes bem picadinhos, temperada na pimenta. Um manjar de Nossa Senhora dos Prazeres, nossa padroeira.
“Sempre vivi da cozinha”, lembra Andréa, que há quatro anos tem um buffet que leva seu nome. Tive o privilégio de conhecer seus quitutes em eventos do Prêmio Braskem de Jornalismo, Sebrae e no coquetel de lançamento do curso de Gastronomia do Cesmac, e virei fã das comidinhas alagoanas que assina.
Para seu buffet ser uma referência no mercado, Andréa contou com a mão de Fabiano Said Souto, que acreditou no talento da alagoana de coração. Ela sonha em abrir seu restaurante e torço para que isso vire realidade o quanto antes. Enquanto isso, conheça um pouco dos quitutes da empreendedora:
Carne – O que impressiona na cozinha de Andréa é a delicadeza das comidas como a rabada, item tão querido do Nordeste. Para fotografar, a iguaria vem completa. Para as festas, a carne é retirada do osso e desfiada para ser servida com polenta nordestina, misturada com a graxa da própria carne, que por sinal é macia, pois é cozida por horas em fogo baixo em panela de ferro. E lhes digo que é a melhor rabada com polenta que já comi.
Azeite – O siri refogado no azeite é outra belezura do buffet de Andréa Britto. Polvilhado com pouquinho de farofa de dendê, ele é irrecusável.
Feijão – Outro detalhe da cozinha de nossa Andréa é usar ingredientes alagoanos, mas fugindo do convencional. O peixe grelhado é servido no feijão verde com vinagrete. Leve e saboroso.
Arroz cremoso – Parece uma paella, mas não é. Primeiro todos legumes são refogados no azeite e no caldo do camarão. Em seguida mistura o arroz já cozido com um pouco de leite de coco e manteiga de garrafa, por último adiciona os camarões. Resultado é um arroz cremoso com o sabor do crustáceo em evidência.
Doce – Sua cocada é clássica e vem com sorvete de tapioca, calda de doce de leite e farofa de castanha.
Em resumo, o buffet de Andréa Britto, está cada vez mais alagoano, caprichado no sabor e charmoso. Quem deseja contratar, basta ligar: (82) 99972.8613 – Rua Jangadeiros Alagoano, 429 – Pajuçara
Visits: 6
buffetcomida nordestina. tradições alagoanasmaceiotradições nordestinasturismo de sabores
4 comentários
Jailton Melo
7 anos Atrás
Parabéns Nide pelas matérias gastronômicas, seja popular ou gourmet sou fã de carteirinha e apaixonado por gastronomia. me inspira muito suas postagem!
Eraldo Silva
7 anos Atrás
Nota Dez para Nilde Lins
Nide Lins
7 anos Atrás
AUTORGrata, Eraldo Silva
Stella Freire
7 anos Atrás
Essa Andrea Britto é uma fada das panelas ! Agrada a paladares de norte a sul do país ! Ano passado houve um evento onde almoçavam e jantavam uma média de 1500 pessoas , às vezes mais , e sua comida impressionou a todos de forma geral ! E estamos aguardando esse restaurante para saborearmos a mesma não só nas festas que somos convidados mais sempre que desejarmos ! Palmas para nossa gastronomia e para Andréa Britto !