Quem ainda não conhece o Bar da Pata não sabe o que está perdendo. Como o nome diz, as famosas “patolas” de caranguejo, apenas cozidas no sal ou no molho de tomate há 47 anos, fazem alegria de alagoanos e de turistas. Com um detalhe, as patas já chegam quebradas à mesa,um serviço da casa para facilitar a nossa vida. Que Maravilha! E a ova de peixe? Ainda não encontrei um lugar melhor para comer essa iguaria, com todo respeito aos demais estabelecimentos.
As donas do Bar da Pata são a Lu e a Socorro, como todo as tratamos carinhosamente, duas pérolas da gastronomia alagoana.
Lu, a fundadora, é a mais tímida. Para tirar ela de trás do balcão é uma luta, mas graças a essa alagoana temos o Bar da Pata, tudo porque, quando criança, era o seu prato predileto. Já a Socorro, a sócia, é o marketing da casa, alegria em pessoa, mesmo na luta diária contra o câncer é sempre sorrisos. Hoje eu falei com elas pelo telefone, claro, reclamando porque não dei mais o ar da graça. Então, em homenagem à Lu e Socorro, vamos saborear o Bar da Pata, nosso patrimônio alagoano.
Legado
A história da pata ao molho de tomate começou com Lu ainda pequena. Era sua refeição predileta, preparada com esmero pela sua mãe, Dona Quitéria. Quando ela e sua mãe abriram uma loja para vender picolés e sorvetes, teve um freguês que sempre ouvia as marteladas ao fundo da casa. Curioso, ele perguntou o que era aquilo. Dona Quitéria explicou que era sua filha, Lu, quebrando as patinhas de caranguejo. E assim as patas, até o dia de hoje, são nossa redenção.
Caldinho
No Bar da Pata as boas vindas são o caldinho da pata de caranguejo, e o primeiro é sempre cortesia da casa. No ritual da Instituição alagoana, as patolas já chegam quebradas pra ninguém perder tempo.
Ova de peixe
Os legumes coloridos escondem várias ovas do peixe Dourado, cozidas na água, sal, limão e coentro. Em seguida, são douradas na manteiga com pimentão, cebola, repolho roxo e coentro. Um espetáculo de apresentação. As cores e o aroma da manteiga fascinam o paladar. Para acompanhar a iguaria: farofinha (manteiga e cebola) e vinagrete, o mais novo petisco.
Damas
Bar da Pata é um dos lugares que me faz muito bem. Comandado por Osvolusia de Andrade Pontes, ou simplesmente Lu, e Socorro Alves, tem o sabor do empreendedorismo de ambas e peço licença para nem tratá-las como “senhoras”, prefiro chamá-las de meninas, porque têm uma alma sempre renovada, alegre.
Rota Bar da Pata
De terça à quinta, das 15h00 até meia noite – De quinta à sábado, das 11h00 até meia noite
Rua Gonçalves Dias, 222 Farol. Depois do Colégio Sofia Madalena e do Banco do Brasil, primeira à esquerda. Mais informações no 3326.1024
Aceita cartões de crédito e débito.
Visits: 46
abraselalagoasbom custo beneficiobotecomaceiopata de ucapatolatradições nordestinasturismo de sabores
4 comentários
André
7 anos Atrás
Simplesmente maravilhoso. Nós alagoanos temos que valorizar o que é nosso.Fazer a propaganda também do boca a boca.
Fernando Torres
7 anos Atrás
Frequento o Bar da Pata desde o seu primeiro endereço,próximo à TV Gazeta,e para mim sempre foi o melhor da cidade!
Carlos Augusto
7 anos Atrás
Simplesmente delicioso, tudo. Parabéns, Nide Lins pelas dicas e sugestões. O seu blog é maravilhoso.
Nide Lins
7 anos Atrás
AUTORMuito grata, Carlos