TOPO
Gastronomia Mais lidos

Passaporte Gaúcho, orgulho alagoano

 

O jornalista André César, muito conhecido no nosso mundo da mídia, quando tira férias de São Paulo sempre aterrissa em Maceió com roteiro determinado: o Passaporte Gaúcho. Ele até já trouxe a jornalista paulista e apresentadora Mariana Godoy para provar o sanduíche mais tradicional de Maceió, aliás, patrimônio cultural da cidade. Então, não é nenhuma surpresa que a postagem “Passaporte Gaúcho para sempre”, no meu blog,  tenha alcançado o quarto lugar de acessos do ano de 2016, com 3.438 curtidas.

Paixão: passburger com bife, presunto, queijo prato, tomate, alface, queijo ralado

Paixão: passburger com bife, presunto, queijo prato, tomate, alface, queijo ralado

A postagem publicada em 25 de abril do ano passado, presta uma homenagem ao criador do Passaporte Gaúcho, Milton Braun, gaúcho da cidade de Bom Retiro Sul, que escolheu Maceió para viver e empreender ao lado de sua amada Laci.

Milton foi o criador do sanduíche “Passaporte”, que mudou o hábito dos alagoanos e dos turistas há 44 anos. Ele cumpriu sua missão e partiu, deixando nossa Maceió mais saborosa.

O casal Milton e Lani Braun escolheu Maceió para viver e empreender. Foto arquivo de Cris

O casal Milton e Lani Braun escolheu Maceió para viver e empreender. Foto arquivo de Cris

E o melhor o Passaporte continua o mesmo de sempre: Pão macio, carne moída (bem temperada), salsicha, verduras, queijo parmesão ralado e maionese. Este era o passaporte predileto de seu Milton Braun.

Os funcionários, o gerente (braço direito do seu Milton) Roni Andrade, a viúva Laci, que passou o saber e o fazer das receitas dos passaportes à filha e cantora Cris, e nós, fãs, mais uma vez agradecemos ao seu Milton por escolher Maceió para viver e empreender. Que o Gaúcho seja eterno e, confirmo, na linguagem do povo do Rio Grande do Sul, o Passaporte Gaúcho é “tri legal”.

Passaporte misto de frango com salsicha e as famosas maioneses caseira

Passaporte misto de frango com salsicha e as famosas maioneses caseira

Milton Braun, criador do Passaporte Gaúcho, morreu no último dia 24 aos 84 anos, deixando o legado saboroso em Maceió. Na foto ao lado de sua filha, Cris Braun

Milton Braun, criador do Passaporte Gaúcho ao lado de sua filha, a cantora Cris Braun

Rota Passaporte Gaúcho

Preços a partir de R$13 – Aceita cartão e entrega em casa

Funciona das 18h  até meia noite de domingo a quinta/ sexta e sábado até 3 da manhã

Avenida Santa Rita, Farol (Praça do Centenário) – Telefone: 3336-6147

 

 

Visits: 41

«

»

7 comentários
  • CONCEICAO
    7 anos Atrás

    GOSTO MUITO DOS PASSAPORTE DE CARNE ,MAS ACHO QUE HOJE ELE PERDEU UM POUCO O SABOR DE UNS ANOS PRA CÁ,OLHA QUE FREQUENTO DESDE QUANDO ERA UM TRAILER NO MEIO DA PRAÇA NA MESMA RUA QUE E O ATUAL!MAS MESMO ASSIM CONTINUO FREQUENTANDO LA

    • Cris
      7 anos Atrás

      Exato! O sanduíche sempre foi um dos melhores da cidade, mas da última vez que comprei, a carne moída estava totalmente sem sabor. Parecia comida de hospital.

      • Elias Gomes da Silva
        7 anos Atrás

        Que pena que não foi só eu que percebi isso, torci para estar enganado, mas de sabor e carne bem temperada não tem nada!!!
        Conheço desde que era um trailer na praça e comia praticamente todos os dias o delicioso minuano dele!!!!!

  • cris braun
    7 anos Atrás

    Nide.. vou correndo mostrar para a mamae e para o Roni- e papai lá nas nuvens vai ficar grato e emocionado .
    Vc é coisa nossa- sempre em nossos corações !!

  • Giuseppe Gomes
    7 anos Atrás

    Conheci o “seu” Milton, quando o pequeno trailler do Gaúcho ainda ancorava ali na Avenida, em frente ao monumento à Jangada, em frente à Fênix. Como sou músico, sempre chegava “fora de hora” e ele já sabia o meu preferido o “Passburger”. Hoje morando no interior – Pão de Açúcar – sempre que vou à Capital, dou uma esticada ao Farol para deliciar-me com esta iguaria que tornou-se patrimônio. Uma confidencia: dispenso as mesas! sento-me nos bancos da praça e acho ainda mais delicioso voltar com a roupa manchada de respingos e as mãos impregnadas com o inesquecível cheirinho da maionese inimitável. Como sei que vou em breve, será que “seu” Milton está fazendo passaportes lá no Céu? Por via das dúvidas, vou levar o meu cartão!

  • Victor
    7 anos Atrás

    Também concordo com algumas que disseram aqui que o sabor do Passaporte vem caindo de qualidade, principalmente o sabor da carne está deixando muito a desejar.

  • Patricia
    7 anos Atrás

    Linda e merecidíssima matéria! Discordo que o sabor vem caindo. Sempre peço no site deles http://passaportedogaucho.podepedir.com.br e nunca tive o que reclamar. Amo de paixão tanto pela história quanto pelo sabor

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/