Tem coisas na gastronomia que até Deus duvida se vai dar certo! Algumas vezes as receitas parecem “samba de crioulo doido”, quer ver? Pois bem, imagine a ousadia de misturar camarão seco do Mercado de Maceió com o corte de carne nobre uruguaio, o ancho? E de repente esta mistura deu mais que certo, virou uma iguaria preciosa e até a apresentação parece estilo Natureza-morta (pintura e fotografia de frutas, louças, flores, livros, taças).
No Ancho do Mar, a natureza é viva e convidativa, a carne nobre é coroada com camarões secos e com um purê de beterrabas (que muitas vezes não damos nada por ela) supimpa. E para acompanhar, batatas coradas no sal e alecrim. A criação é do chef Vitor Generoso, conhecido nos bastidores como Vitrola. A combinação é prefeita e o ancho, com sua gordurinha, desmancha no céu da boca. Já o camarão seco é crocante e ao mesmo delicado ao paladar. Ainda tem a farofa de camarão seco, manteiga e um pouco de cebola, simplesmente um “trem bão alagoano”.
Vitrola, esse menino, tem futuro. Recentemente eu assisti a uma palestra dele sobre fermentação de frutas e raízes, durante a Semana de Conhecimento da Abrasel. De forma simples, o chef explicou que a banana cozida e batida precisa de 7 a 10 dias dentro de um pote de vidro (longe da luz) para ser fermentada. Não ensinou uma receita, mas uma técnica preciosa num mundo tão industrializado, onde a natureza enriquece a nossa gastronomia alagoana.
O fermento natural deu mais sabor à salada de banana da terra. Por sinal, Vitrola deveria colocar no cardápio a salada de banana na deliciosa versão vegetariana, que também é par perfeito da picanha grelhada.
Mas enquanto a salada de banana da terra não aparece, vamos no torresmo de macaxeira, outra criação do chef Vitrola.
Rota Divina Gula
Av. Engenheiro Paulo Brandão Nogueira, 85 – Jatiúca – Telefone: (82) 3235-1016.
Visits: 0
1 comentário
Lidia
7 anos Atrás
Que sucesso esse Vitrola,fiquei maravilhada com o Ancho do Mar.Espero poder provar as delíciosas invenções deste chef. Parabéns, bjs!!!