Quem viaja para o Sertão, Litoral Norte ou Sul de Alagoas tem sempre aquela parada obrigatória para um lanche ou almoço rápido para depois seguir viagem. Escolhi três dicas de comida na estrada: ao Norte, o restaurante Frutos do Mar, em Camaragibe; ao Sul, o Sabor de Minas; e, rumo ao Sertão, o Caldinho de Mocotó, que equivale a uma sopa.
Na estrada AL 105 Norte, que nos leva aos destinos turísticos do litoral norte de Alagoas, especialmente à cidade de Matriz de Camaragibe, o restaurante Frutos do Mar é ótima opção para almoço. E mesmo longe do mar, os pescados é o manjar dos Deuses. Até o camarão (tamanho pequeno), oriundo dos mares da Barra de Santo Antônio, é muito saboroso, e faço essa distinção porque em geral não tem esse sabor. O crustáceo preparado no leite de coco com legumes, é divino.
O restaurante, no sistema de preço por quilo custa R$ 39,00. Mas também tem uma opção supereconômica, no valor R$ 13,00 (sem balança), onde o comensal pode se servir a vontade do buffet e escolher dois tipos de carnes guisadas e peixes. AL 105 Norte km 72 – Matriz de Camaragibe – Telefone 82 3251.1433 / 98889.1400
Sabor de Minas
“Para saborear um leitãozinho assado com tempero mineiro tem que chegar cedo”, explica o simpático Jorge Consiglio, mineiro que abraçou a praia do Francês como seu destino de vida. Ele e sua esposa Shirley Santana abriram, na movimentada Rodovia AL 101/Sul , o Sabor de Minas. O restaurante tem sistema self-service, com destaque para as tradições da cozinha mineira, a exemplo do pãozinho de queijo, tutu à mineira, feijão tropeiro, frango com quiabo e aquela costelinha de porco bem macia e crocante. Mas, não deixe de provar a picanha suína com molho de caipirinha!
Sabor de Minas – Aberto a todos os dias, das 11 as 15h30 (de segunda a sexta) e nos sábados e domingos (sábado e domingo). Rodovia AL 101/Sul KM/12 – Telefone: (82) 3260.1510- Preço: 53,90(terça a sexta) e 58,90(sábado e domingo)
Caldinho de Mocotó
Na movimentada AL 220, ligando os municípios de Delmiro Gouveia e Olho D’Água do Casado, o pequeno empreendimento, ululantemente batizado de Caldo de Mocotó, é parada obrigatória. Ali se saboreia, ao longo de 36 anos, uma receita simples e de sucesso líquido e certo. Além do caldinho, a casa disponibiliza cachaças preparadas com cascas das árvores da região e, de quebra, um bom café forte.
Aviso aos viajantes: não é um simples caldinho de mocotó, é o melhor de Alagoas. Existe um ritual para beber o caldo preparado, com esmero, por Dona Maria Aparecida Maciel. No balcão, quem ensina o passo a passo do modo de saborear o dito cujo, é o esposo da Maria, Antônio Silva. Primeiro ele entrega um ovo cozido e pede para o cliente descascar e, em seguida, o esmagar com o auxilio da colher no pequeno prato fundo de alumínio; finalmente é adicionado o caldo bem aquecido, resultando num um creme substancioso, capaz, como dizem, de levantar “até defunto”.
Caldo de Mocotó, de terça a sábado, das 5h até às 17h. Telefone 98893.1388
Visits: 44
Comentários desse post