A dobradinha é o nome dado, em culinária, ao bucho de animais, em especial ao do boi, cozido em pequenos pedaços no feijão branco. Pois bem, este é o prato tradicional da cozinha do Norte de Portugal, conhecido como tripas do Porto, que até virou tema do poeta português Fernando Pessoa. A dobradinha que rende poema, também é um tributo da mesa dos brasileiros e alagoanos. Recentemente provei a iguaria do Recanto da Macaxeira(atrás da agência dos Correios da antiga Amélia Rosa).
Conheço o Recanto da Macaxeira desde 2014, do casal Marcos da Silva e Daise, e Marcos sempre me ofereceu o caldinho de dobradinha, porém só este ano resolvi experimentar e aprovei. Primeiro, porque não tem o aroma do bucho, e em segundo, todos ingredientes do boi, tripinha, calabresa defumada, charque e bucho são cortados em pequenos pedaços, coisa de cozinha caprichosa. Em terceiro lugar, o bucho é limpo com vinagre, limão e cachaça.
Pois bem, o caldinho de dobradinha ganhou mais uma fã, porque ele já tem uma legião de seguidores. Mas estando no Recanto da Macaxeira, aposte também na carne de sol com queijo coalho e macaxeira cozida para um jantar feliz.
Recanto da Macaxeira
Preço do caldinho: R$ 6,50
Funciona de segunda a sábado, das 18h até meia noite –
Endereço: Rua Artur Charles Dorvile 231 Jatiúca – Como chegar – Na Antiga Amélia Rosa (praia em direção ao shopping Maceió) pega o último retorno, entra na segunda direita e depois primeira direita – Telefone: 98855.6845
Visits: 5
alagoasbom custo beneficiobotecocomida nordestina. tradições alagoanasmaceioNordeste
1 comentário
Paulo Guimarães
7 anos Atrás
Para mim é um lugar impar em termos de gastronomia.