Quando finda o almoço de galinha guisada, sobram apenas alguns ossinhos para contar história, uma prova de que a comida é boa. Nesta hora, dona Abenilda Cavalcante, carinhosamente conhecida como “Fia”, chega à mesa sorridente e pergunta: “Quem é o felizardo?”, se referindo ao futuro pagador ou pagadores da conta. O bom humor é peculiar do restaurante Galinha de Capoeira do Juarez, na cidade de São Miguel dos Campos, com mais de 20 anos de tradição.
Antes do felizardo pagar a conta, a Fia ou o seu esposo, Juarez Olímpio, coloca nas mesas os doces de Nego Bom, bananas e cafezinho, tudo por conta da casa, valioso mimo da família que mora na Fazendo Coité.
Na cozinha só entra galinha de capoeira, afinal, dona Fia faz questão de comprar a ave nas feiras de Arapiraca, Dois Riachos e Palmeira dos Índios. E cabe à nossa chef, com o auxílio luxuoso de suas filhas Juciléia e Juceline, preparar a iguaria seguindo, com muito zelo, a tradição da cozinha regional.
Nas panelas da Fia não entra pimentão e nem vinagre, já hortelã, favava, cominho (pouco), alho, tomate e cebola têm assento cativos na cozinha da família da Fia. Todos ingredientes são batidos no liquidificador e viram o tempero base para cozinhar as galinhas na panela de pressão. Quanto estão finalizadas, é retirado o caldo, peneirado e misturado com farinha de mandioca para render o pirão, a glória da cozinha nordestina.
Palhoça – Fia aprendeu a cozinhar com a sua mãe e sua galinha ficou tão famosa que conquistou dois padrinhos, Edilson Maia e Fernando Farias, que conseguiram montar um restaurante e ajudaram a família da alagoana a ter seu próprio negócio.
O restaurante é aberto e tem cobertura de palhoça bem charmosa, é cercado por um belo jardim, cozinha limpa, panelas areadas, e a comida é um luxo.
Conheci a casa a convite dos amigos Lucélio Araújo e Wilton Ávila. No caminho, vi as ruínas da antiga fábrica de tecidos, a Fábrica de Tecidos Vera Cruz, de São Miguel, com sua arquitetura comida pelo tempo e ainda bela, que bem que poderia ser aproveitada como bem cultural.
Rota Galinha de Capoeira do Juarez
Galinha de capoeira com pirão, arroz, feijão e salada – R$145,00 (para 6 pessoas)/ Aceita-se cartões
Funciona de terça a domingo, das 11h até as 15h/ Fazenda Coité/ São Miguel dos Campos- Alagoas/ Telefone: (82) 99950.2473/ (82) 99328.1547
Visits: 37
alagoasbom custo beneficiocomida nordestina. tradições alagoanasgalinha ao molho pardogalinha de capoeiragalinha guisadaNordesteSão Miguel dos Campos
6 comentários
Samuel Fernandes Barbosa
6 anos Atrás
É essa porção da foto para 6 pessoas? Deve ter alguma coisa errada, ou serve menos pessoas ou a porção não é essa.
Nide Lins
6 anos Atrás
AUTORSamuel, nos comemos uma parte de galinha de guisada e outro de galinha ao molho pardo, acho que não expliquei direito. Foram duas meia porções, que equivale uma inteira.
Vandekson de Oliveira
6 anos Atrás
Fia e Juarez representam a autêntica comida regional, com toda a sua tradição. O aconchego, a simpatia e o amor característicos da zona rural. Toda essa atenção acompanhada de uma deliciosa comida, onde o cliente sente, a cada garfada, o compromisso em satisfazer da melhor maneira possível. Parabéns à todos que contribuem para o sucesso da Galinha mais famosa do Brasil!!
Parabéns Nide Lins! Um belo texto.
Augusto França
6 anos Atrás
Além da deliciosa galinha, tem também um maravilhoso carneiro guisado e uma carne do sol de picanha simplesmente fantástica.
ALÍRIO TORRES MACHADO
6 anos Atrás
Nide, vç não citou o carneiro q tem lá,
é uma delicia.
Nide Lins
6 anos Atrás
AUTOREu provei e gostei, mas como era uma porção apenas para provar, acabei não tirando foto. mas tá aprovado